O Poder do Obrigado
Um dos livros que li recentemente, The Power of Nice, tinha uma passagem bastante interessante e que me fez lembrar o meu passado enquanto professor. Num dos capítulos do livro podia-se ler:
"De acordo com o Instituto de Emprego EUA, a principal razão que leva os Norte Americanos a abandonar as empresas é o facto de não sentirem o seu trabalho reconhecido. Se pensarmos que o custo médio de um gerente ou de um trabalhador qualificado que abandona a empresa é de dezoito meses o salário",...imagine os ganhos que teria a longo prazo se os mantivessem na empresa e motivados?
Lembro-me perfeitamente quando numa das escolas onde trabalhei, o ginásio onde os alunos faziam Educação Física tinha duas grandes cortinas que dividiam o espaço e essas mesmas cortinas estavam já bastante danificadas. Fui ter com o responsável pelos equipamentos da escola e perguntei se era possível consertá-las, dado que tanto uma como a outra já tocavam no solo e acrescentaria perigo a qualquer aluno.
Passado alguns dias uma das cortinas tinha sido arranjada e estava impecavelmente a funcionar. Fui perguntar se tinham alguma data prevista para arranjar a outra cortina, no entanto, a resposta não foi bem a que eu estava à espera:
"Vai ter que esperar professor, o conserto da cortina ultrapassou o orçamento previsto, ou seja, passou os 500 euros".
Até eu fiquei de boca aberta, umas quantas anilhas e mosquetes ficaram mesmo caros!!!
Dado que o problema se mantinha disponibilizei-me para procurar outros profissionais que pudessem apresentar um preço melhor, e o responsável pelos equipamentos da escola agradece-me, acenando com a cabeça. Na semana seguinte trago um orçamento de conserto para a cortina e ficaria por menos de 100 euros!!!
Abreviando a história, levei a cortina comigo, foi feito o conserto por um quinto do valor da outra, trouxe para a escola e ficou a funcionar na perfeição.
Mas o melhor estava guardado para a semana seguinte.
A direção da escola chama-me ao gabinete e do presidente escuto as seguintes palavras: "Da próxima vez que levar alguma coisa para consertar, deve deixar por escrito aqui na direção, ok?"
E durante alguns segundos fiquei parado à espera das palavras mágicas,....MUITO OBRIGADO,...mas elas não vieram!
É óbvio que quando me disponibilizei para ajudar a escola perguntei o que teria de fazer, as autorizações tinham sido dadas, no entanto, o mais triste da história e que certamente muitos dos que estão a ler se revêem é na falta de reconhecimento pelo que foi feito. Quantas vezes fazemos mais do que nos é pedido e vamos mais além do que é necessário e nem um OBRIGADO é dado???
Agora pense comigo,...quando por qualquer motivo falhamos, erramos ou não alcançamos o que se espera de nós, sabe o que muitas vezes escutamos dos líderes???? A crítica negativa, em público e dirigido a nós, não ao comportamento!
Um reconhecimento no momento certo e pelas razões adequadas pode fazer muito mais que um prémio monetário. O ser humano gosta de ser reconhecido, é uma das suas necessidades mais básicas!
Quer saber mais?
Siga-me aqui ---» www.atitudesparavencer.com
Tenha um excelente dia!
Educadora de infância e docente de ensino especial na Colégio Jardim das Cores
8 aSem dúvida alguma que o agradecimento é muito importante. Não só sabe bem ouvir, como faz parte da educação do ser humano. Muito mais do que conteúdos, tento transmitir educação e valores às crianças, que por mim passam. Os adultos esses sim, deveriam aprender com elas. Mais uma ótima crónica, escrita por uma pessoa fantástica :) Muitos Parabéns Nelson Ramos :)
Técnico de Instrumentação com CREA .
8 aNelson- Gostei da sua crônica.Eu fui educado para agradecer, pedir por favor e pedir licença entre outros.Passei isto para os meus filhos.É apenas uma questão de educação, que não custa nada, cativa e estimula as pessoas...
Driving Strategy & Continuous Improvement | LinkedIn™ for Career & Business Growth
9 aQuando tiverem uma chance leiam, "Manual de Gentilezas do Executivo" e "Liderança: Gestos que constroem grandes culturas", ambos do autor Steve Harrison.
Curious Knowledge.
9 aUma razão tão simples e que faz com que todos possamos ter uma grande vida e focados no objectivo comum! Parabéns, Nelson! :)
Embedded Software Developer at Intellias Portugal
9 aConcordo plenamente!