O poder do propósito
Photo by SpaceX on Unsplash

O poder do propósito

Já parou para pensar em quantas propostas de emprego você recebeu no último mês? Quantas delas seguiam o seguinte formato?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Eu também recebo diversas dessas todos os dias. Mas eu estou num momento em que só me mostrar a posição, os requisitos da vaga, o salário e os benefícios eu simplesmente agradeço a pessoa e não dou andamento.A verdade é que isso não me atrai mais.

Por outro lado, o que me atrai numa oportunidade é o propósito. O que vou fazer, com quem vou trabalhar, quem vou impactar o meu trabalho. Isso brilha muito mais os meus olhos que dizer os requisitos da vaga e benefícios.

Vejam essa descrição de uma vaga, também de Desenvolvedor de software, mas da SpaceX:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Pergunte a si mesmo: De qual empresa você gostaria de fazer parte? De uma que faz software ou de uma na qual a equipe tem como objetivo final enviar o homem para Marte?

Já se imaginou fazendo parte de algo tão grande assim? Não sei vocês, mas para mim salário e benefícios acabam sendo secundários diante do PROPÓSITO apresentado.

Um conselho para os recrutadores

Eu já devo ter falado isso, mas não custa reforçar. Como você está tratando a vaga? Está querendo somente bater a cota ou está vendendo a vaga?

Vender a vaga não é somente apresentar os benefícios e as coisinhas legais da empresa (ah, tem sinuca, vídeo-game e você pode trazer seu cão, não precisa usar roupa social, etc). É principalmente vender o PORQUÊ a pessoa deveria fazer parte da equipe.

Se juntando à equipe, você estará impactando positivamente a vida de MILHARES de pessoas no seu dia-a-dia, tornando a vida delas menos complicada? Ou participando de algo grandioso, no qual você será lembrado ou lembrará com grande orgulho?

Claro, nem todas as pessoas se importam com o propósito. Muitas delas só querem saber de salário e benefícios mesmo, e, caso surja uma oferta melhor, mesmo que ele esteja há apenas 6 meses na empresa, ela não titubeará e irá embora. Mas aí eu me pergunto: É esse tipo de pessoa que você deveria estar procurando? Qual será o comprometimento dela com o propósito da sua empresa?

Um conselho para os candidatos

Se você está numa situação em que precisa muito de dinheiro, aceitar a primeira oferta que apresentei lá em cima pode ser a solução se salários e benefícios forem satisfatórios. Mas eu te digo: Logo você se cansará pois estará trabalhando única e exclusivamente por dinheiro. Sem propósito, você estará trabalhando de forma mecânica, sem motivação, sem inspiração para melhorar e logo você estará reclamando de salário, benefícios, do chefe, da estrutura, do processo, dos colegas, etc...

Quando a empresa que você escolheu te apresenta um PROPÓSITO e este casa com seus valores de vida, não é que não haverão problemas e nem que você não irá sentir-se chateado em alguns momentos ao longo da sua jornada. MAS nessas situações, o propósito servirá de combustível para você modificar as suas ações e suas atitudes. Você será mais crítico quanto aos malfeitos. Você procurará modificar o ambiente no qual está inserido para melhorá-lo porque você quer fazer parte de algo maior.

Voltando ao exemplo das oportunidades que escrevi lá em cima. Se o projeto Marte pagasse menos que eu recebia hoje, eu mesmo assim consideraria a proposta. Porque o PROPÓSITO é maior que eu. É sobre deixar um legado, uma marca pessoal naquele acontecimento.

Assim, quando você receber uma proposta via e-mail ou linkedin, analise se o contato traz bem claro o propósito. Caso não tenha, se pergunte qual é o propósito daquela empresa ou pessoa que está querendo te contratar.

Conclusão

O propósito pode não te trazer o maior salário agora. Dinheiro é sim importante. Mas um propósito bem definido e claro tem um poder capaz de ser a base em momentos de crise, ajudá-lo a transpor as dificuldades e, com absoluta certeza, a recompensa virá no futuro. Quando você tem um propósito, você trabalha melhor, é mais produtivo, mais focado e isso tudo se refletirá no seu futuro em termos de posição e remuneração. Use o seu propósito e o da empresa para atingir esses objetivos.

Leandro Koiti Oguro

Engenheiro de Software Senior | .NET | NodeJS | ReactJS | AWS | Transformando idéias em sistemas frontend e backend robustos

4 a

Saber que o esforço aplicado tem um propósito não tem preço

Thiago Medeiros

Engenheiro de Software Java | Certificado Java Oracle | React | Vue | DevOps

4 a

Já pensava desta maneira, mas você soube expressar em palavras muito bem este entendimento 👌 excelente texto

Fábio Bacarin

Cervejeiro e fundador na Cervejaria Seven Days | Cofundador e former CTO na Contabilizei | Empreendedor Endeavor

4 a

É isso aí 🚀 Eduardo Souza 🤘 E parece que ainda tem muita coisa por fazer né rss 😉

Júnio Rabelo

A melhor experiência no cuidado com sua bike.

4 a

Disse tudo! Desejo sucesso na sua jornada 🚀 Eduardo Souza e parabéns pelo artigo!

Vitor T.

CEO & Fundador na Contabilizei | Empreendedor Endeavor

4 a

É um grande prazer compartilhar a jornada junto contigo, Edu! Vamos juntos continuar construindo uma grande companhia que nos orgulha tanto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos