O preço de não conhecer pessoas.
Hoje fiz uma reunião que me ensinou muito sobre como é caro não conhecer pessoas. Os caminhos são muito mais longos quando precisamos ter acesso à informação, conhecimento, oportunidades de negócios e não conhecemos as pessoas que podem nos apoiar na nossa trajetória. Isso me fez pensar sobre a quantidade de contatos que temos no linkedin e em outras redes sociais e o quanto dessas pessoas nós conhecemos.
Atualmente a minha atuação profissional é como Account Manager. Eu procuro conhecer pessoas que atuam com gestão e expansão de negócios nos mesmos segmentos que os meus, que são educação e tecnologia. O mais interessante é sempre aprender com as experiências das pessoas para que de alguma forma possamos nos apoiar para crescermos juntos.
E o que fazer com todos os contatos que nunca vimos e nem sabemos quem são, mas que continuam sendo nossos followers? Quantas vezes recebemos e encaminhamos mensagens pré formatadas que parabenizam as pessoas pelo seu aniversário de vida ou de empresa e na realidade sabemos tão pouco dessa pessoa que se não fosse o lembrete automático do linkedin sequer seríamos avisados sobre esses acontecimentos.
Quantos convites para pessoas da sua rede de relacionamento que você ainda não conhece pessoalmente você já fez para tomar um café e se encontrar para um bate-papo você fez recentemente? E quantos convites com esse propósito você já recebeu? Se você pensou em respostas com números pequenos, não se sinta um peixe fora d'água porque você não está sozinho. Inúmeras pessoas nunca se predispuseram a convidar alguém da sua rede para que pudessem se conhecer e também nunca receberam convite nenhum. A minha sugestão é que de hoje em diante você considere selecionar alguns contatos para fazer uma agenda de encontros presenciais preferencialmente ou via video call caso a distância não permita.
Você pode por acaso se perguntar: "E o que eu ganho com isso?" O meu aprendizado de hoje foi que a pergunta mais assertiva deve ser: "E o que eu perco se não fizer isso?" O preço de não conhecer pessoas é muito alto e a dor pode ser grande quando a conta chegar. O risco de perda de oportunidades é muito grande. Negociações são feitas entre pessoas e nós gostamos de ter perto de nós pessoas que são interessantes e as quais admiramos. Tudo fica muito mais fácil quando conhecemos as pessoas pessoalmente ou ao menos já tivemos a oportunidade de contar nossas boas histórias, mesmo que por video call ou mesmo por meio de uma artigo como esse. Relacione-se, ouça as histórias das pessoas, olhe no olho, seja transparente e crie conexões porque conhecer pessoas pode valer ouro e o preço de não conhecê-las pode ser alto demais.
Redator / Planejamento / Especialista em Conteúdo / Gerente de Projetos / Branded Content / Projetos Especiais / Inbound Marketing / SEO / Copywriter
5 aMaravilhoso texto!
Performance de Negócios e Liderança de Pessoas | Excelência em Processos | Tecnologia | CRM | Previsibilidade e Alta Performance em Vendas | Gerenciamento de Metas e Incentivos | Crescimento Sustentável
5 aAdorei Tereza!!! Ação que gera ação! Quando queremos isso, nem as leis da física nos vencem!!!