O Processo criativo na era covid-19
O Mundo foi pego de surpresa por uma crise não anunciada. Não por uma guerra entre dois países inimigos. Não pela quebra do sistema financeiro ou uma queda inesperada na bolsa. Não por um ataque terrorista. A crise foi gerada por um vírus, que sem ter mobilidade, deu a volta ao mundo e em menos de 80 dias fez com que a profecia musicada de Raul Seixas se confirmasse e de repente a Terra parou.
Cada um teve que ficar em casa (obrigados em alguns lugares, recomendados em outros), mas no meio desse caos, gerado pela quebra de rotina, uma coisa aconteceu. Nossas redes sociais e celulares imediatamente começaram a receber mensagens, algumas informativas, mas na sua maioria engraçadas com piadas e memes relativos à crise e principalmente à quarentena.
Os que eu recebi, na maioria são muito bons e criativos (acho que o próprio processo de repassar já funciona como um filtro, e os fraquinhos vão ficando no caminho) mostrando que a criatividade, apesar e principalmente por causa da crise estão em alta.
Esse momento de parada obrigatória é uma oportunidade para que você desenvolva a sua criatividade. O processo criativo vem da possibilidade de olhar algo de uma maneira diferente ou, inesperada, e exatamente agora nada é como antes.
Se você quiser, você pode deixar de ser um mero receptor ou repassador de mensagens e se propor a utilizar a sua criatividade para poder criar seu próprio material e, se você for mais ousado, até tentar viralizar, enviando para amigos e grupos em que você participa.
Não precisa ser nada muito rebuscado ou engraçado, o importante é que você durante esse processo busque uma mirada difrente do que você costuma ver. Tire uma foto de um canto da sua casa, ou de um detalhe de um móvel que você não tinha prestado atenção. Colocar legendas em fotos também pode ser uma ideia. Você pode desenhar, pintar, construir, cozinhar ou muitas outras formas onde você expresse a sua criatividade.
Você deve aproveitar ao máximo todos os passos na hora da sua criação. Quem sabe os primeiros resultados não sejam tão bons quanto você espere, mas a tentativa e erro são parte fundamental do processo criativo. Faça uma vez. Mude algo. Repita. Mude tudo. Faça de novo. Não existem regras, e sim a sua vontade de fazer algo no seu próprio ritmo, sem pressão.
E quem sabe se, nessa época de isolamento social e interação digital, a próxima mensagem a chegar no meu celular não seja a sua?
Boa Criação
Gerson Lerner
#coronavirus #Covid19 #CreativeThinking #Innovation
Senior Product Manager | Product Lover | Aspiring Triathonist
4 aObrigado por ter compartilhado