O processo de Automação ou Automatização, qual está correto?
Vale ressaltar que estou comentando a diferença entre Automação x Automatização, não falando sobre RPA x BPMS.
O processo de Automação ou Automatização, qual está correto?
A gestão de processos é um fator importante para o sucesso de qualquer organização. Com o advento do digital, cresce a busca por tecnologias que melhorem os processos diários. No entanto, é natural ser cético quando se trata de assuntos. Afinal, automação ou automatização de processos, qual está certo?
Para esclarecer essa questão, mostrarei, aqui, a diferença entre os dois conceitos e quais são seus benefícios, além de dar dicas de como utilizá-los. Confira!
Processo de Automação
Automação é um termo que se refere a um mecanismo/sistema sem intervenção humana. Ou seja, são ferramentas que sua funcionalidade não necessidade de intervenção humana. Na automação industrial, por exemplo, essa é uma prática muito comum.
Os sistemas de automação fazem mudanças positivas que reduzem a probabilidade de falhas no processo. O sistema de cadastro de produto, por exemplo, utilizar um RPA para digita e cadastrar os produtos em um ERP, com isso temos menos erros de digitação e com isso menos erro no cadastro de produtos de uma organização. Os benefícios da automação com RPA (Robotic Process Automation) são variados. Com o RPA, os usuários de software criam robôs de software, ou “bots”, que podem ler, replicar e executar processos de negócios. A automação de RPA permite que os usuários criem bots com base em ações humanas digitais. Mostre aos seus bots o que fazer e deixe-os fazer o trabalho. Os bots de software de automação de processos podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma maneira que os humanos, o RPA pode operar ininterruptamente, sem parar, muito mais rápido e com 100% de confiabilidade e precisão.
Recomendados pelo LinkedIn
Como resultado, temos menos tempo para concluir as tarefas pendentes, funcionário mais satisfeito com seu trabalho, do viés de trabalho ao viés mais analítico, menos erros que tente a zero (menos remodelação), além de processos mais robóticos, fornecendo melhores informações aos clientes e externos.
Processo de Automatização
Na automação, os sistemas precisam de interferência humana para fazer ajustes. Um bom exemplo de diferença de automação pode ser fornecido pela análise de uma porta com sensor e umas televisão.
Enquanto o primeiro (porta com sensor) é um sistema de automação, que é controlado automaticamente, quando sente presença abre automaticamente, o outro (televisão) depende do homem para ligar e mudar de canal que regem o seu funcionamento.
Quando falamos de escritórios, podemos usar como exemplo o uso de BPMS (Business Process Management). Como o BPMS é uma ferramenta poderosa que torna os processos mais inteligentes e eficientes. Por exemplo, um determinado processo dentro de uma empresa não produz o resultado esperado, é demorado, sujo, fora de qualidade, fora de controle, sem obrigações claras, ineficiência, atrasos, etc. O BPMS apoiará o gestor de processo para entregar melhores resultados ajustando a automação do processo. Na verdade, não importa qual seja a área de atuação da empresa: comercial, serviço ou indústria. Não importa se a organização está trabalhando para entregar um produto ou serviço. Não importa o tamanho, seja pequeno, médio ou grande. Se há um problema, em alguns programas, que não traz resultados positivos, o BPMS traz uma transformação na organização.
Resumindo, o que você precisa lembrar é que a automação faz o trabalho sozinho sem interação humana e pode tomar decisões. E Automatização precise de interação humana, mas também executa a tarefa em si e precise ser monitorada constantemente.
Coordenador de Sistemas | Especialista em Automação de Processos e Inteligência Artificial | Professor de MBA | BPMS | RPA | IA Generativa | Machine Learning | Hiperautomação
2 aParabéns Roberto Eder Aguiar ótimos esclarecimentos.