O procrastinador : ou em frente ao espelho !
Porque somos procrastinadores? Que palavra que justifica tantos atos, nos atormenta com frequência, nos puni e nos angustia. Esta palavra segundo o dicionário é um verbo & transitivo direto e intransitivo que tem o sentido de :
"transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair."p. o início das obras"
Muitas vezes alguém pode te chamar de procrastinador, mas é bom pensar o que realmente isto quer dizer. Para a pessoa que está adiando algum trabalho, alguma atividade ou algo que ela julga importante fazer, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros. Mas que coisas são estas que diariamente estamos a procrastinar, coisas que julgamos importantes como a aula na academia , o curso de idioma, regar as plantas do jardim, fazer aquele curso de fotografia, ou mesmo aprender aquele instrumento musical. Coisas que colocamos em nosso microplanejamento de vida e carreira. E que, por estarmos absortos com atividades diárias do emprego ou do estudo por vezes não conseguimos cumprir.
Deste modo nossa ação é bloqueada e nossa emoção entra em conflito por não cumprir com as promessas que fizemos a nós mesmos. Promessas, são plantações que esperam para serem colhidas no futuro, e sua responsabilidade é fazer a messe é semear, e assim vamos assumindo inúmeros compromissos, que não estavam em nosso Planejamento de Carreira, e acabamos deixando nossos objetivos de lado. Assumimos compromissos que na realidade não são nossos e que não escolhemos, fazemos coisas por outras pessoas e nos deixamos absorver por atividades pequenas, cotidianas que não havíamos planejado.
Observo as pessoas diariamente lutando por uma qualificação profissional e por uma qualidade de vida, que por vezes lhes escapa das mãos. Em pequenos atos, em muitos pequenos passatempos que não estavam planejados e que no entanto se tornaram rotina e que os absorve complemente, para que tenham uma justificativa para procrastinar.
Embora a procrastinação seja considerada vulgarmente como uma espécie de preguiça humana e faça parte de nosso comportamento, não devemos nos deixar conduzir por ela. É claro que muitas coisas que colocamos em nosso planejamento de carreira, talvez não tenham sido bem dimensionadas, dai é preciso rever. Faz parte de nosso comportamento evitar a dor e de buscar o prazer, no entanto o imediato do prazer nas coisas que fazes e que buscamos em nosso dia a dia acaba por se converter em um hábito de procrastinar.
Deve-se cuidar atentamente quando o seu planejamento de carreira é deixado de lado, E este vai realmente por água abaixo com o adiamento frequente das ações. E quando esta inação começa a lhe parecer normal, torna-se um problema. Quando procrastinar passa a ser a base de todo o seu Planejamento de Carreira e inibe a sua capacidade de realização. Assim o plano deve ser bem equilibrado, para que não se coloque objetivos muito baixos que sejam facilmente atingidos, e tampouco objetivos muito além de suas capacidades de dar conta do recado.
Lembre que procrastinar cronicamente pode ser um sinal de que está tendo problemas com o planejamento, talvez seja necessário readequá-lo.
Pare de evitar as atividades que gostaria de fazer, para de deixar para amanhã o que pode fazer hoje e agora. Olhe todo o dia pelo menos dois minutos para si mesmo, frente ao espelho e veja, O TEMPO não caminha para trás. Tudo mundo a face muda, todas as nossas faces, papéis sociais, atividades, histórias mudam, portanto levar a cabo as tarefas que você colocou em seu planejamento de carreira é essencial.
Fortalecem suas ações e aumentam a sua sensação de tranquilidade. Já o procrastinador, está perdido e emocionalmente confuso, o adiamento constante das ações o impede de se tornar um realizador do seu projeto de vida. Logo mais ele será um lamentador do que poderia ter feito, e não fez.
Engenheiro Eletricista | Riscos & Compliance
7 aPreciso com urgência fazer um planejamento de carreira! <3