O propósito como estratégia de sucesso
Quantas pessoas que construíram suas carreiras ou empreendimentos, de forma bem sucedida, usam o “propósito” como a chave para falar de sucesso? Se pararmos para pensar, quase todos os nossos mentores falam, em algum momento, que o que os trouxe até aquela posição privilegiada foi exatamente isso. O propósito não as deixou desistir quando falharam, e nem esmorecer diante dos desafios. Posso concluir que o propósito é uma excelente estratégia para se obter sucesso, e vou explicar porquê.
A expressão “propósito de vida” nunca foi tão usada quanto nos últimos 40 anos, segundo uma pesquisa feita por Gabriel Grant, da Universidade Yale. Ter um pra vida profissional parece ter se tornado o item mais desejado no meio do empreendedorismo individual. É claro, trabalhar por um ideal com foco no resultado significativo particular dá um gosto muito mais doce quando chegamos a reta final. Aquela pitada de realização e orgulho, sabe?
O que ninguém te conta é que encontrar esse propósito não é das tarefas mais fáceis de se executar. Há todo um misticismo midiático envolvido. Quantas vezes fomos bombardeados por histórias fantásticas de artistas de TV com causas humanitárias internacionais? Nessas histórias costuma haver um momento de epifania, onde como num passe de mágica o personagem descobriu o seu propósito e tudo deu certo a partir de então. Mas sabemos que não é bem assim com todo mundo. É preciso muita reflexão, autoconhecimento e perseverança para encontrar o propósito.
Como encontrar o seu propósito?
Antes de tudo é preciso saber o que você ama fazer, quais os seus talentos e dons, e saber quem você é na sua história de vida. Nem todo propósito vai te colocar numa posição de protagonista, e é importante sabermos disso. Por mais que gostemos de nos ver em posição de evidência, é preciso humildade para atingir o autoconhecimento e entender o nosso papel deixando a arrogância de lado.
O que pode ajudar é estudar sua personalidade, sobre o que te motiva e te deixa entusiasmado. Estudar a si próprio é desafiador e compensatório ao mesmo tempo e esse processo pode funcionar na busca do seu propósito.
Recomendados pelo LinkedIn
Outra postura importante nessa busca é entender que propósito nem sempre é destino. Muitas vezes ele pode ser o processo em si, o caminho percorrido e não a linha de chegada.
Rumo ao sucesso
A partir daí posso dizer que o meu propósito me trouxe até aqui. Hoje eu vejo isso com clareza, mas não foi exatamente assim por toda minha carreira de empreendedor. No começo é fácil ver o sucesso como meta, e não como processo. Dessa forma cada falha, cada obstáculo não superado parece doer muito mais causando esmorecimento e desmotivação. O propósito é a cura para essas duas armadilhas.
Quando se trabalha com propósito, ainda que com falhas e erros, continuamos em frente. Ele não nos dá escolha de desistir, pois desistir dele é desistir de si mesmo, e isso não é uma opção.
Seja na vida pessoal ou na construção de uma história de sucesso no mundo empresarial, o propósito nos mantém firmes. Se você tem um propósito que converge com sua vida profissional, prepare-se. Ele não vai te deixar desistir dos seus objetivos, então use-o como arma nessa luta diária!