O propósito vem antes do recurso
Eu acredito de verdade que propósito vem antes do recurso. Se o propósito é ser bênção na vida do outro, o recurso virá em abundância. Tanto que já falei sobre essa crença por aqui, quando mencionei que construí o prédio do IOT em um terreno alugado, já que não tinha condições de comprar um na época.
Mas, para além disso, eu acho essa frase realmente uma base para nos manter atentos e esperançosos. Ela nos convida a refletir sobre a verdadeira motivação por trás do nosso trabalho e a importância de ter um propósito claro e significativo.
No mundo atual, onde o sucesso muitas vezes é medido pelo acúmulo puro e simples de dinheiro, é fundamental lembrar que o verdadeiro valor do trabalho na verdade está no seu propósito e na função que ele exerce para reafirmar a sua crença — e aqui, não me refiro apenas à crença religiosa. E três pontos reforçam esse meu pensamento.
1. Quando colocamos o propósito antes dos recursos, transformamos nossa abordagem quanto ao trabalho.
Em vez de perseguir apenas o lucro, buscamos um significado mais profundo. Não me entenda mal: o dinheiro não deixa de ser importante, mas é só dinheiro. Ele é o resultado de todo o processo.
Em Provérbios 16:3, somos encorajados a "entregar ao Senhor todas as suas obras, e seus planos serão bem-sucedidos”. Entender isso nos traz a tranquilidade de saber que, se estamos fazendo o que está ao nosso alcance e seguindo o nosso propósito, os resultados que buscamos serão uma consequência básica do que fazemos.
2. O trabalho não deve ser o foco principal ou a base da minha vida.
Muitas vezes, caímos na armadilha de fazer do trabalho o centro de nossas vidas, esquecendo que ele deve ser apenas uma ferramenta para alcançar nosso propósito.
Recomendados pelo LinkedIn
Jesus nos ensina em Mateus 6:33: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”.
Não importa o tamanho dos seus objetivos, a sua crença e a sua família devem estar antes deles, para que, quando você alcançar o que tanto esperou, esse resultado faça sentido real na sua vida, e também para que você possa aproveitar o processo até lá.
3. O propósito é um guia para uma vida feliz.
Ter um propósito claro nos dá uma direção e nos motiva a continuar, mesmo diante dos desafios. Mas horas difíceis, é a ele que podemos recorrer para lembrar tudo o que já fizemos e o impacto positivo que geramos no mundo.
A vida de José, narrada no livro de Gênesis, é um excelente exemplo disso. José enfrentou inúmeras adversidades, desde ser vendido como escravo por seus próprios irmãos até ser injustamente preso. No entanto, ele nunca perdeu de vista seu propósito de ser uma bênção para os outros. Eventualmente, José se tornou um líder poderoso no Egito e salvou muitas vidas durante um período de fome severa. Seu propósito guiou suas ações e, como resultado, os recursos vieram em abundância.
Quando trabalhamos com a intenção de ser uma bênção na vida dos outros, os recursos que precisamos seguirão em abundância.
Que nosso trabalho seja sempre guiado por um propósito maior, e que nossos esforços resultem em frutos que beneficiem a todos ao nosso redor.