O protagonismo da Enfermagem nos serviços de saúde
A reflexão acerca do protagonismo da Enfermagem nos remete à história desta profissão no mundo, desde seus primórdios organizacionais e, um primeiro olhar, nos direciona à obra protagonista liderada por Florence Nightingale e o sistema de Enfermagem por ela concebido, na Inglaterra do século XIX.
É a partir de seu legado com dados e descrições de práticas e estudos de cuidados, com relatórios em bases estatísticas, e com escritos eivados de conhecimento científico e cultural, que o protagonismo da enfermagem pôde ser, primordialmente, reconhecido.
No Brasil, a chegada da Enfermagem como profissão veio do modelo já praticado nos Estados Unidos, embora guardadas as bases nightingaleanas. Era o inicio do século XX, mais precisamente, em 1923, no Rio de Janeiro, no Departamento Nacional de Saúde Pública, a vinda da Sra Ethel Parsons foi seguida de um grupo de Enfermeiras procedentes dos Estados Unidos, a convite do governo brasileiro, intermediado pelo cientista Dr Carlos Chagas.
Em meio à situação precária de saúde da população brasileira residente no Rio de Janeiro, nos anos 1920, a decisão político – social foi a apontada pelas enfermeiras americanas visitantes de que a questão sanitária estaria sendo resolvida com a participação da Enfermagem profissional para o que fizeram um relatório e um plano de trabalho que incluía a criação de uma Escola de Enfermagem.
Recomendados pelo LinkedIn
Atualmente, o papel dos enfermeiros é cada vez mais estratégico, visto que são os responsáveis diretos por planejar, organizar, executar e avaliar as ações de cuidado, com foco na prevenção de riscos de eventos adversos de acordo com o perfil e necessidades de cada paciente. Dessa forma, tornam-se um importante pilar para modelos de cuidados centrados no paciente.
Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas à promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. Por isso, é fundamental conhecer a importância da enfermagem nesse contexto. As atribuições dos enfermeiros alcançam diversos parâmetros como, prevenção, reabilitação da saúde e outras práticas e têm a incumbência de realizar os primeiros socorros à pacientes em casos graves e de alto grau de complexidade.
O papel do enfermeiro é de extrema importância para o funcionamento de um setor de saúde. Ele é o profissional que coordena e supervisiona as atividades dos técnicos e auxiliares. O enfermeiro está apto a atender pacientes em estado grave ou com alto grau de complexidade, podendo atuar também na gestão hospitalar, ensino e pesquisa, além das áreas de saúde coletiva, urgência e emergência, saúde do adulto, idoso, criança e adolescente, entre outras. #enfermagem #nursing #enfermeiro #enfermeiros
Por: Fabiano De Faveri (Enfermeiro, Especialista em Oncologia. Mestre em Enfermagem)