O que é e como funciona essa tal de PNL?
Hoje, eu reconheço que a Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, sempre esteve presente na minha vida. E a propósito, devo a ela boa parte de tudo que me tornei e os resultados que já consegui alcançar. E acredite, ela também está presente na sua vida e é a responsável pelos resultados (ou a falta deles) que você tem.
Qual a definição de PNL?
Programação: Mecanismos ou esquemas inconscientes, rotinas instaladas, a maneira como organizamos nossas ideias e ações à fim de produzir resultados.
Neuro: Fisiologia, emoções, sensações, representações internas, os processos mentais invisíveis e as reações fisiológicas a ideias e acontecimentos.
Linguística: A linguagem e outras formas de comunicação não verbal, a forma como nos comunicamos conosco e com os outros.
Qual a origem da PNL?
Na década de 70, na Universidade da Califórnia (EUA), Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística, iniciaram os estudos sobre PNL.
Eles estavam interessados em pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época, como: Milton Erickson, Virgínia Satir e Fritz Perls. Buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que eles utilizavam e que tornavam o trabalho deles tão efetivo. Esse estudo logo se expandiu para pessoas de sucesso em diversos setores, principalmente na área de vendas.
Essa modelagem era feita tanto na linguagem corporal (não verbal) quanto na linguagem falada (verbal), buscando desenvolver técnicas que eles mesmos pudessem replicar, para elevar seus próprios resultados.
Eles perceberam padrões externos, como comportamentos e linguagens específicas que essas pessoas utilizavam, e as ajudavam a realizar suas atividades com excelência, influenciando nos seus resultados. E também padrões internos, como crenças e pressupostos, que eram recursos poderosos para o alcance do sucesso.
Qual a aplicação da PNL?
As aplicações da PNL são diversas, pode-se fazer uso das suas ferramentas e técnicas em qualquer contexto em que se deseja obter excelência. De um modo geral, as pessoas que mais procuram desenvolver e aplicá-la são pessoas que tem interesse em autodesenvolvimento e buscam por crescimento pessoal e profissional acelerado.
É também uma poderosa ferramenta de trabalho para profissionais do comportamento humano, que podem incorporá-la com sucesso tanto em atendimentos individuais ou trabalhos em grupo.
A PNL é altamente aplicável ao mundo dos negócios, permitindo o desenvolvimento de um modelo de comunicação clara, mais empática, influenciadora e assertiva. Além de, extremamente recomendada para o desenvolvimento de liderança, treinamentos na área de vendas e gestão eficiente de conflitos.
Conclusão
Por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de pensamentos e emoções que impactam diretamente as nossas ações e consequentemente os resultados que alcançamos em nossas vidas.
A PNL é a arte da excelência humana!
Consiste em entender e saber como usar a linguagem da mente, os nossos processamentos mentais, para realizar de forma constante os objetivos e resultados que desejamos alcançar.
Em outras palavras, como diz o Dr. Francesco Pellegatta, um dos meus mentores e uma das minhas maiores referências. "PNL é liberdade!".
***
Luis Ferreira é apaixonado por empoderar pessoas, desenvolvimento pessoal, construção de negócios, e sempre está à procura de novas inspirações no mundo.