O que é e como ter autoconfiança em qualquer situação?

O que é e como ter autoconfiança em qualquer situação?

Descobrir como ter autoconfiança e manter esse estado mental significa, em última instância, aprender a ser quem você realmente é. Mais do que isso, conquistar confiança pessoal é a chave para a realização de absolutamente qualquer desejo que você tenha na vida.

Porém, muitas pessoas procuram autoconfiança onde ela não está: nos livros, nos vídeos motivacionais, em fatores externos. Não é assim que se desenvolve autoconfiança. Antes, é preciso entender como o cérebro processa certas informações para alcançar esse estado de segurança e firmeza internas.

Neste conteúdo, além de aprender como ter autoconfiança e proteger os padrões que criam esse estado, você também vai descobrir exatamente o que confiança significa do ponto de vista cerebral. Continue a leitura e confira o que fazer para desenvolver o maior poder que seu cérebro pode alcançar!

O que é autoconfiança?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Antes de aprender como desenvolver esse estado mental chamado autoconfiança, em primeiro lugar precisamos ter clareza do que é isso. Afinal, qual é a natureza da confiança? Será uma emoção, um traço de personalidade ou um tipo de conduta?

Na verdade, trata-se de todas essas coisas juntas. Não à toa, o padrão da autoconfiança é a chave para a realização de qualquer desejo que você carrega na vida. Nesse estado mental está concentrado todo o poder que uma pessoa precisa para superar obstáculos e conquistas objetivos.

Todos os seus sonhos, conquistas e resultados estão limitados diretamente por esse sentimento de segurança pessoal, o sentimento de que você pode fazer o que você deseja, de que você tem o que precisa para enfrentar seus medos.

Se você, por exemplo, for um empreendedor, precisa sentir a confiança de que pode administrar seu negócio para alcançar o sucesso.

Se você quer se aproximar de alguém na balada, precisa da confiança para não se apavorar com a possibilidade da rejeição. 

Se você quer mudar de carreira para viver do que realmente ama, precisa da confiança para enfrentar as opiniões de quem acha que você está cometendo uma loucura.

Em outras palavras, a autoconfiança é o que verdadeiramente nos impulsiona a agir em direção às nossas realizações Mas, afinal, de onde ela vem? E por que algumas pessoas parecem ter mais confiança do que outras.

Na verdade, autoconfiança não “vem” de lugar nenhum. Confiança não se trata de um atributo que ou você tem, ou você não tem.

Todos nós temos certo senso de segurança em diversas situações. Porém, algumas pessoas aprenderam a treinar os padrões cerebrais que fortalecem essa firmeza pessoal nas situações mais adversas.

Autoconfiança não é arrogância

Para facilitar o entendimento, vale a pena levar em conta o que NÃO É autoconfiança. Sim, pois muitas pessoas, querendo aprender como ter mais autoconfiança, acabam criando o receio de se tornarem arrogantes. 

Confundir autoconfiança com arrogância é a maior prova de que a pessoa não entendeu nada sobre e esse estado de segurança pessoal. Justamente por isso ela receia ser quem ela é, ou seja, a dúvida e o medo destroem sua segurança pessoal.

Na verdade, a autoconfiança não tem limites! Quanto mais autoconfiante você for, mais poder você vai emanar onde quer que você esteja, como uma estrela que brilha cada vez mais intensamente. 

Porém, algumas pessoas podem pensar que essa fonte de poder seja ofensiva para os outros, principalmente para aqueles que não têm o mesmo brilho. Isso é um engano! 

A verdadeira autoconfiança contagia as pessoas, seduz, encanta, acolhe os humildes e revela os vaidosos. Nunca é arrogante!

Uma pessoa arrogante só se sente poderosa ao diminuir os outros. Como não têm verdadeira confiança em si mesma, para se sentir segura, as pessoas arrogantes dependem de que ninguém mais se sinta. 

Pessoas assim só conseguem reagir à insegurança que sentem. Não falam nem tomam atitudes para contribuir com quem está perto e querem apenas provar uma grandeza que não têm, justamente porque lhes falta… autoconfiança. 

Já uma pessoa autoconfiante é aquela que mais gostamos de ouvir, é alguém de quem queremos estar perto, que tem ideias e opiniões que nos interessam. E nada disso precisa ser comunicado, porque ter autoconfiança é como possuir luz que não pode não iluminar quando se apresenta em um lugar escuro.

Por isso, a confiança é a matéria-prima que transforma qualquer desejo em realidade. Além de garantir a força necessária para enfrentar nossos desafios, esse sentimento ainda catalisa recursos e pessoas para contribuírem com a realização dos seus objetivos.

A autoconfiança é uma construção

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Autoconfiança não é um atributo perene, inalterável, que alguns sortudos tiveram o privilégio de ser presenteados com isso ao nascer, enquanto o resto das pessoas tem que lidar com uma vida de resultados medíocres por falta de segurança pessoal.

Definitivamente, esse não é o caso. Todos temos essa força silenciosa dentro de nós, e tudo o que precisamos fazer para preservar e fortalecer nosso senso pessoal de segurança é aprender a mapear esse energia, entender como ela se transforma e como estimular esse sentimento.

O simples fato de buscarmos conhecimento sobre o que acontece em nosso cérebro já desencadeia uma série de processos que contribuem para nossa sensação de relevância sobre nós mesmos.

Em suma, a autoconfiança tem mais a ver com o resultado de certos comportamentos do que com algo único que você descobre e passa a exercitar como uma habilidade. Ter autoconfiança é entender como a construção dos seus padrões cerebrais revelam quem você é em essência.

Afinal, sem estresse, ansiedade, procrastinação, preguiça, perfecicionismo você tem muito mais condições de perceber o potencial que você carrega, o que dá espaço para esse sentimento se manifestar. 

Portanto, o conhecimento de como seus comportamentos, positivos e negativos, são formados no seu cérebro te dá o poder de esculpir a si mesmo como você deseja. 

E o que esse poder faz com a autoconfiança de uma pessoa é impressionante, porque não há nada tão impactante para o nosso senso de segurança pessoal quanto saber que estamos no controle dos nossos resultados.

Quais as consequências de ter ou não ter autoconfiança?

De fato, nossa confiança define quem somos. Se você cultiva essa energia em sua vida, você tem muito mais facilidade para desenvolver os comportamentos das pessoas que sabem fazer a boa gestão de suas rotinas.

Graças a essa força, você consegue agir quando é preciso, falar a verdade apesar do medo, arriscar, errar, corrigir as falhas, procurar as pessoas certas para somar com seus projetos… Enfim, você está protegido contra a paralisia que acomete o grupo dos 99%.

Por outro lado, a falta de confiança é o caminho para o fracasso. Quanto menos confiante você é, mais dependente de fatores externos você se torna. Isso explica por que o maior conforto dos 99% a respeito de suas vidas está na lista de desculpas que elas criam para não agir.

Elas desejam tudo, mas a academia é cara, o momento de investir em um negócio próprio não é agora, falta conhecimento, não sobra tempo para estudar, o chefe pediu muitos relatórios, agora não dá, amanhã eu começo uma dieta saudável, a crise está aí…. Desculpas, desculpas, desculpas.

Quer saber como está seu nível de autoconfiança? Avalie a lista de desculpas que você usa para não entrar em ação sobre aquilo que você deseja. Preste atenção no que você concentra sua atenção e seu nível de produtividade como consequência das suas escolhas.

Se você alimenta seu cérebro com problemas, dificuldades, crises, medo, faltas, você está treinando padrões cerebrais que fortalecem a inação. Isso é o mesmo que dizer que você está treinando seu cérebro para a falta de confiança.

O que drena sua autoconfiança?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Cultivar nosa autoconfiança começa por entender como proteger o nível de confiança que já temos. E quando não entendemos de verdade a fonte dessa energia, uma de nossas maiores vulnerabilidades é a opinião alheia. Isso é um verdadeiro perigo!

Opinião alheia

Por causa da opinião alheia, algumas pessoas se vestem como os outros mandam, têm um casamento que não queriam, escolhem uma carreira porque disseram que era promissora, compram uma casa porque disseram que tinham que comprar…

A vida inteira de uma pessoa assim vai sendo desenhada… pelos outros! Não é à toa que nesse estilo de vida seja tão fácil encontrar todos os piores padrões cerebrais que alguém pode ter. Tudo contribui para uma vida infeliz.

Isso não quer dizer que a opinião das pessoas seja desprezível. Porém, a opinião alheia não deve ser determinante. Só sua voz interior, a voz da confiança, é que deveria determinar a direção da sua vida, mais nada.

Se deixarmos de ouvir a nossa voz para conduzir nossas vidas pela opinião dos outros, estaremos limitados a enxergar o que eles enxergam. E o que enxerga o grupo dos 99%? Problemas, crises, escassez, razões para reclamar, notícias, fofoca…

Negatividade

Esse é outro fator muito comum e altamente destrutivo para sua autoconfiança: o foco negativo. Já notou como é mais fácil se concentrar no que te falta e no que dá errado do que dar valor aos acertos e aos recursos que você possui?

Sempre que você dá mais atenção ao que acontece de errado na sua vida, você treina seu cérebro para considerar essas circunstâncias, e isso gera frustração e medo. 

O que você acha que acontece com sua confiança em si mesmo quando você, pouco a pouco, ensina seu cérebro que você só fracassa? Ele aprende!

Da mesma forma, se você treinar seu cérebro a procurar os acertos, os recursos, as razões que você tem para agradecer por mais um dia vida, ele também aprende. Tudo vira um padrão, se você souber exatamente como gerenciar seu comportamento.

Como ter autoconfiança?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Tudo começa com a consciência de como seu cérebro está sendo treinado. Quer aprender como ter autoconfiança de verdade? Então estude a origem dos seus comportamentos. 

O cérebro é sensível ao conhecimento. Quando você descobre como as suas escolhas estão determinando seu caminho, imediatamente você descobre também que você pode fazer escolhas diferentes.

Essa simples constatação é suficiente para causar uma transformação indescritível no seu poder pessoal. E, conforme você mergulha nesse entendimento de si mesmo, mais poder você percebe crescer dentro de você. Isso é a autoconfiança.

Não é que seus desafios se tornam menores, é você que se torna mais capaz de encará-los de frente, porque você percebe que tem os recursos de que precisa. Aquela voz interior começa a falar mais alto. Você entende que pode dar ouvidos a ela.

E quanto mais você escuta sua voz interior, mais ela fala com você. Portanto, a partir de agora, ouça e treine a voz da sua confiança, porque ela é o que te define!

Quando sentir vontade de falar com alguém, ainda que haja alguma sombra de medo, atenda ao pedido dessa voz em primeiro lugar. Descubra o que ela quer te entregar. Eu garanto que ela só escolhe o melhor para você, e mesmo quando houver enganos, haverá aprendizados.

E quando alguém lhe der uma opinião, agradeça. Considere honestamente, e agradeça. Talvez seja uma boa opinião, mas muito provavelmente não é. 

Tome a decisão de nunca mais mudar a rota da sua vida pelo que diz qualquer pessoa que acha que conhece a sua vida sem ao menos participar verdadeiramente dela.

Dessa forma, seu cérebro vai aprender a selecionar aquilo que realmente te estimula e ignorar o resto. Pouco a pouco esse sentimento cresce e, com gratidão, sua presença, mesmo silenciosa, terá o impacto de alguém que tem verdadeiro poder pessoal.

Está claro como ter autoconfiança agora? Então, é hora de mergulhar com foco e determinação na descoberta dos seus próprios processos cerebrais e como construir os padrões que vão definir a pessoa que você deseja se tornar.

Acesse agora a Masterclass da Autoconfiança e descubra em detalhes quais estímulos são responsáveis por ativar à máxima potência seu poder e segurança pessoal!

____________________________________

Artigo originalmente publicado no blog Brainpower.

____________________________________

Acesse também nossas outras redes sociais:

Instagram

Facebook

YouTube



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de André Buric | BrainPower

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos