O que é o Eneagrama?
O Eneagrama é um sistema antigo - há vestígios de pelo menos 4.000 anos atrás - e foi trazido (redescoberto) para o século XX pelo sábio Armênio Gurdjieff. O sistema possui comprovação científica e acadêmica e é aplicado em diferentes ambientes: organizacional, educacional, familiar, na psicologia, saúde, etc. A palavra Eneagrama vem do grego - ennea ("nove") e grama ("algo escrito ou desenhado").
Há nove diferentes estilos/tipos de personalidade no símbolo do Eneagrama, identificados como números que refletem hábitos distintos, forma de pensar, sentimentos e comportamentos. Cada perfil do sistema está conectado a um caminho único de desenvolvimento.
Cada pessoa tem apenas um tipo no Eneagrama e esse perfil é sempre o mesmo ao longo da vida, mas o nosso comportamento pode mudar de acordo com a nossa evolução. Além do tipo, também temos influência de 4 outros perfis, que trazem qualidades adicionais a nossa personalidade (são chamados de asas ou flechas).
Centros de Inteligência
O Eneagrama tem 3 centros de inteligência e cada tipo tem um centro principal: mental, emocional ou instintivo. Os três Centros de Inteligência se referem a forma como processamos informações e damos respostas aos eventos cotidianos. Todos nós temos os três centros, mas nossa personalidade é organizada ao redor de um deles:
. Tipos do centro mental: 5, 6 e 7
. Tipos do centro emocional: 2, 3 e 4
. Tipos do centro instintivo: 8, 9 e 1
Um dos objetivos do Eneagrama é a integração dos três centros de forma completa e eficaz.
Mais do que uma tipologia de personalidade, o Eneagrama é um mapa profundo que ilumina as nove arquiteturas diferentes do caráter humano. É também um sistema poderoso e prático disponível para aumento da inteligência emocional, com insights que podem ser usados para crescimento pessoal e profissional. O uso do Eneagrama está crescendo exponencialmente ao redor do mundo, além de ser usado de forma individual, também é utilizado por organizações para o desenvolvimento de lideranças (Inteligência emocional, comunicação, gestão de conflito, equipes de alto desempenho e muito mais).
Para saber mais assista ao vídeo clicando aqui.