O que é o método científico? E por que se tornou urgente usá-lo cada vez mais?
Vamos aos conceitos:
Ciência – conhecimento sistematizado, atento e aprofundado determinado problema, através de classificação, identificação, pesquisa atual e histórica, que tem como objetivo criação de explicação sobre os fatos, visando reduzir carga emocional sobre eles.
Se fôssemos fazer contraponto seria: a ciência promove luta cotidiana contra o esoterismo.
Esoterismo – conhecimento pouco sistematizado, desatento com pouco aprofundamento, sem preocupação de classificação, identificação, pesquisa atual e histórica, que acaba tendo como consequência explicação com maior carga emocional sobre os fatos.
Uma visão científica seria, então, estudo dos fatos de forma mais metódica para evitar se deixar levar pelas emoções, pelos temperamentos individuais, pelos interesses e pelas circunstâncias.
Note, entretanto, que não se procura com a ciência chegar à realidade, mas se aproximar dela.
Um método científico almeja lidar melhor com a realidade, através de ferramentas intelectuais para evitar se deixar levar pelas primeiras emoções.
Não existe, entretanto, método científico totalmente racional, mas com taxa emocional menor.
A realidade é e sempre será algo abstrato, que pode ter tentativa de tradução por (letras e números encadeados) para que o ser humano possa lidar melhor com ela.
Vejamos a figura:
Note que os fatos são sempre confusos, há método de análise que procura explicá-los, com mais ou menos cientificidade e, por fim, um registro (oral ou escrito) que procura organizar em letras e números uma explicação.
Vejamos a taxa de emoção:
O objetivo do método científico é lidar com a realidade de forma menos emocional e mais objetiva.
A racionalidade absoluta não existe e é, de certa forma, o esoterismo dos cientistas.
O método científico é, assim, forma de lidar, de forma menos emocional, com a realidade para que possamos chegar nela o mais perto possível, sem nunca conseguir.
O método científico não é, assim, sinônimo de método acadêmico, que é ligado a uma organização específica da sociedade.
Qualquer pessoa pode desenvolver método científico, desde que esteja sempre medindo as hipóteses à realidade e aprendendo com ela, procurando o que há de estado da arte sobre o tema.
Há, porém, na macro história relação entre o aumento do esoterismo, de maneira geral e redução da cientificidade, com a topologia de mídia.
Quando temos mídias concentradas, temos como efeito geral redução da taxa de cientificidade na sociedade e vice-versa.
Quando temos maior distribuição de mídias temos aumento da taxa de Cientificidade na sociedade, como vemos nas figuras abaixo:
Por que isso acontece?
Mídias concentradas verticalizam o conhecimento e reduzem a diversidade, favorecendo o esoterismo e vice-versa.
Organizações, sejam elas antigas ou novas, precisam trabalhar com uma taxa de cientificidade maior, pois a sociedade está aumentando o nível de exigência.
Este, por sinal, é um dos temas que estamos fazendo nos grupos que coordeno, via WhatsApp:
FORMAÇÃO DIGITAL PARA EMPREENDEDORES: Clique aqui para participar.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PARA ORGANIZAÇÕES TRADICIONAIS: Clique aqui para participar.
Terminei, depois de 11 anos, estudos do fenômeno social, com a publicação do meu livro "Administração 3.0: por que e como uberizar uma organização tradicional". Compre por aqui.
E estou iniciando pesquisa para novo livro que tem como título provisório: Mentalidade 3.0: as mudanças necessárias do sapiens para os desafios da nova era.
(Estou empenhado com parceiros em criar esse novo serviço da passagem da Mentalidade 2.0 para a 3.0. Quer ajudar? Contratar? Saber mais? Faça contato -021-99608-6422).