O que é Machine Learning?
Tom Mitchell, um dos pioneiros na área de Machine Learning, definiu o termo - em seu livro de 1997 - como o campo da Inteligência Artificial que visa construir programas de computador que melhorem sua performance a partir da experiência.
Pareceu complicado de entender? Pois bem, vou simplificar com uma breve analogia.
Imagine uma receita de bolo. Se seguirmos essa receita passo a passo, teremos como resultado um bolo ao final do processo. Quem fez o preparo? Você.
Agora, pense na seguinte cena: Poderíamos escrever um programa de computador capaz de preparar este mesmo bolo. Basicamente o programa seguiria os passos da receita na mesma ordem para obter o bolo ao final de sua execução.
Quem fez o preparo desta vez? O computador.
E no Machine Learning, como funcionaria o preparo deste mesmo bolo?
Recomendados pelo LinkedIn
Ao invés de desenvolver um programa, o Machine Learning permitiria que o computador aprenda as receitas. Este aprendizado consiste em treinar um modelo de Machine Learning baseado em amostras similares ao resultado esperado. Em nossa analogia, estas amostras seriam exemplos de receitas de bolo das mais variadas.
Se um programa clássico faz um bolo por meio da programação de uma receita bem definida, um programa de Machine Learning faria o mesmo bolo por meio do aprendizado de diversas receitas e experiências, considerando inclusive novas variáveis.
Tecnicamente falando, o programa de Machine Learning é conhecido como Classificador ou Regressor. As amostras utilizadas para o treinamento compõem o que é conhecido como Base de Treinamento, Validação e Teste - conceitos que serão assunto de um próximo artigo.
A principal vantagem do Machine Learning é justamente a capacidade dos programas em se adaptarem a situações que não foram inicialmente programados, pois funcionam com base no aprendizado e não em seguir instruções. Voltando à analogia da receita de bolo, o Machine Learning permite que o computador adapte a produção do bolo à quantidade e qualidade dos ingredientes sem necessidade de intervenção humana.
E então, que outras aplicações você também enxerga para o Machine Learning em seu negócio ou até mesmo na sua vida?
Rodrigo Krüger é especialista na área de Inteligência Artificial, tem mais de 20 anos de experiência em Tecnologia e é Mestrando em IA pela PUC-PR.