O que é MASP?
A sigla MASP significa Método de Análise e Soluções de Problemas.
O Método de Análise e Solução de Problemas – MASP, trata-se de uma metodologia do campo da gestão de qualidade, que visa a identificação e a resolução dos problemas (não conformidades).
Portanto, o MASP é um método bastante recomendável e comumente utilizado pelas organizações que buscam qualidade nos seus produtos e/ou serviços.
OBJETIVO DO MASP
O MASP tem como objetivo a identificação, a análise e a solução dos problemas através da implantação de ações corretivas e preventivas.
ETAPAS DO MASP
A seguir descreverei as 8 (oito) etapas ou passos que constituem o MASP:
- Identificação do Problema – Como o próprio nome diz, essa etapa fundamenta-se no reconhecimento dos problemas;
- Observação do problema – Consiste em um amplo levantamento das características dos problemas;
- Análise do Problema – Busca a avaliação das principais causas dos problemas;
- Plano de Ação – Baseado nos problemas identificados se estabelece o plano de ação, para que ocorra a implementação;
- Ação (Executar Plano de Ação) – Nesta etapa o plano de ação é colocado em prática, buscando a resolução dos problemas;
- Verificação dos Resultados – Consiste em avaliar a eficiência do plano de ação e os resultados obtidos;
- Padronização – Nesta etapa busca-se estabelecer uma padronização dos procedimentos, visando o não reaparecimento de determinados problemas, tal como estabelecer um processo de melhoramento contínuo;
- Conclusão – Como o próprio nome diz, essa etapa trata-se do desfecho do Método de Análise e Solução de Problemas – MASP.
A implantação de ferramentas de gestão de qualidade, como o MASP, é excepcional na melhoria contínua dos serviços, produtos e consequentemente, na competitividade e no êxito da organização.
O MASP pode ser utilizado na resolução dos mais variados problemas e dos mais variados segmentos de uma organização. Pois, essa ferramenta busca estabelecer a identificação, a análise e a solução dos problemas através da implantação de ações corretivas e preventivas.
Por experiência, aconselho adotar um formulário específico já contendo os 8 (oito) campos a serem preenchidos. Isso economiza tempo e facilita a organização.
Também é imprescindível o estabelecimento de prazos para a conclusão de cada etapa, bem como o seu monitoramento. Pois, já presenciei várias situações em que o formulário MASP era apenas iniciado, mas nunca concluído.
Siga as dicas acima e use e abuse dessa poderosa ferramenta da qualidade!
Vamos em frente!
Francinei Rodrigues (Especialista em Qualidade)