O que é a Neurologia? Conheça seus tratamentos e prevenção
A neurologia é um setor complexo da medicina. Afinal, ela compreende o principal órgão responsável por nossas memórias, raciocínios, comportamentos e inteligência: o cérebro, que orquestra nossas atitudes junto dos demais componentes do sistema nervoso.
Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o que é a neurologia além de seus transtornos, tratamentos e o momento ideal para buscar um neurologista para focar na manutenção da sua saúde e do seu bem-estar.
O que é neurologia?
A neurologia é um ramo da medicina dedicado ao estudo do sistema nervoso, que abrange o cérebro, a medula espinhal, os nervos e os músculos responsáveis por todas nossas ações, pensamentos, emoções e sensações.
Os neurologistas clínicos cuidam e se dedicam a problemas que podem ser tratados sem a necessidade de intervenções cirúrgicas. São profissionais que investigam as causas dos sintomas e buscam o tratamento mais adequado para cada caso.
Entre os métodos mais comuns para diagnosticar e acompanhar os pacientes estão os exames físicos neurológicos, que avaliam funções neurológicas como:
E existem os exames complementares como tomografias, ressonâncias magnéticas e eletroneuromiografias, entre outros.
O neurologista deve possuir amplo conhecimento nas áreas de anatomia geral e neuroanatomia, além do entendimento em fisiologia, patologia e clínica médica.
No entanto, é sua especialidade que vai definir a melhor maneira de acolher o paciente.
Especialidades da neurologia
Na área da neurologia, diversas especialidades se destacam por sua importância no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas. Sendo elas:
Neurologista geral
Especialista médico que diagnostica e trata doenças do cérebro, medula, coluna vertebral, nervos, junção neuromuscular e músculos.
Neurologista clínico
Médico que tem a função de estudar, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao sistema nervoso e aos músculos.
Neuropediatra
Profissional especializado em cuidar de doenças neurológicas durante a infância.
Medicina do sono
Responsável por cuidar de distúrbios do sono.
Neuro-oncologista
Cuida de pacientes diagnosticados com câncer no sistema nervoso.
Neurocirurgião
Especialista em intervenções cirúrgicas e doenças neurológicas que afetam cérebro, coluna e nervos periféricos, como traumatismos cranianos, aneurismas e qualquer tipo de anomalia que seja cirurgicamente tratável.
Recomendados pelo LinkedIn
Transtornos neurológicos comuns
Tratamentos neurológicos
Embora muitas das doenças neurológicas sejam incuráveis, todas podem ser tratadas, a fim de que o paciente tenha uma qualidade de vida normal.
Em alguns casos, existem tratamentos neurológicos completamente eficazes. Porém, o mais importante é realizar exames preventivos ou o sintoma de um possível transtorno neurológico seja constatado.
O tratamento é individualizado, baseado na causa, gravidade e nos sintomas específicos de cada caso. O especialista identifica, por meio dos exames neurológicos, o que será utilizado no combate à doença, seja por meio de medicamentos, fisioterapia ou até mesmo a cirurgia.
Exames neurológicos
Entre os exames que o neurologista pode pedir ao avaliar o paciente, destaques para:/p>
Todos esses exames facilitam o diagnóstico de doenças que afetam o sistema nervoso dos pacientes.
Prevenção e saúde do cérebro
Cuidar da saúde neurológica é um processo contínuo de disciplina e atenção. Adotar hábitos saudáveis e o acompanhamento médico regular são fundamentais no investimento do seu bem-estar.
Uma alimentação equilibrada, por exemplo, traz benefícios ao sistema nervoso. Uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras fornece os nutrientes essenciais para o bom funcionamento das células nervosas. Já alimentos processados, gordurosos, com muito açúcar ou sal podem prejudicar a saúde cerebral.
Exercícios físicos regulares também são essenciais para o corpo e a mente. A prática de atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Além disso, um sono de qualidade é fundamental para o descanso do cérebro e a consolidação da memória. Uma rotina regular contribui para o bem-estar do sistema nervoso.
O estresse pode aumentar o risco de doenças neurológicas. Terapia e técnicas de relaxamento, como yoga ou meditação, auxiliam no processo de desenvolvimento do bem-estar mental.
Exercitar a mente com leituras, jogos e hobbies que estimulam a mente são importantes aliados da saúde cerebral. E ao evitar o consumo excessivo de álcool e do tabagismo, você diminui o risco de doenças neurológicas.
A hipertensão arterial e o colesterol como fatores de risco para doenças cardiovasculares e neurológicas. Daí, mais uma vez, a importância de check-ups médicos com regularidade para prevenir e detectar precocemente doenças neurológicas.
BP como referência na especialidade de neurologia
Apresentamos um resumo do universo da neurologia, os tipos de neurologistas, exames, transtornos e tratamentos.
E a BP faz parte desse processo de melhorias na prevenção e no tratamento focado nessa especialidade. Dispomos de um Pronto-Socorro neurológico com neurologistas clínicos e neurocirurgiões para atuar nos casos de urgência e emergência neurológica 24 horas, além de áreas de internação específicas com equipes de enfermagem e multiprofissionais especializadas.
Nossos Centros Cirúrgicos possuem equipamentos de primeira linha que permitem a realização de cirurgias convencionais e modernas microcirurgias cerebrais feitas com o paciente acordado.
A Beneficência Portuguesa também é um dos poucos hospitais no Brasil com uma UTI Neurológica, com 31 leitos supervisionados por neurologistas especializados.