O que é Ortodontia?
Um sorriso perfeito é um dos pontos mais importantes para se ter uma boa autoestima. Todos querem ter dentes bonitos e alinhados, o que nem sempre é possível sem o auxílio de um aparelho ortodôntico. Nesse texto, falaremos tudo que você precisa saber sobre a Ortodontia.
Você conhece esse ramo da Odontologia?
Gostaria de saber mais? Continue lendo!
Do que trata a Ortodontia?
A Ortodontia é o ramo da odontologia responsável pela correção da posição dos dentes, dando uma melhor oclusão e harmonização entre os arcos maxilares e mandibulares, de forma a ajustar problemas no encaixe dos dentes e corrigir dificuldades de higienização que podem ocorrer em decorrência da sua má posição.
Além de afetar a autoestima, dentes mal posicionados podem causar sérios problemas de saúde, como dores musculares localizadas nas costas e no pescoço, síndrome de ATM, problemas na fala, na dicção, na respiração e dores de cabeça.
Existem aparelhos ortodônticos de diversos modelos e materiais, tais como metálicos, policarbonato, porcelana, safira, podendo ser fixos e móveis. Eles atuam proporcionando a retração muscular e a movimentação dos dentes, de modo a realinha-los. Após identificar a necessidade do uso e o tipo de aparelho adequado para seu caso, o ortodontista fará moldes da sua arcada dentária e instalará o seu aparelho no consultório. Atualmente, a Ortodontia também conta com os aparelhos invisíveis, dando uma nova possibilidade de tratamento com alinhadores.
Recomendados pelo LinkedIn
Como saber se preciso de um aparelho ortodôntico?
Somente o ortodontista pode avaliar, de acordo com exames clínicos e de imagem, a necessidade de uso do aparelho ortodôntico, indicando qual é o modelo adequado. Você deve procurar esse profissional caso apresente:
Quais cuidados devo ter durante o uso do aparelho ortodôntico?
Ao fazer a instalação do aparelho, será preciso adotar algumas práticas e cuidados durante todo o período de uso. Antes de mais nada, é preciso saber que você precisará evitar determinados tipos de alimentos, principalmente os muito duros ou crocantes. Morder uma maçã ou uma espiga de milho, por exemplo, não é recomendado, porque isso pode ocasionar a quebra de alguma estrutura do aparelho.
Outro ponto que é preciso saber: será ainda mais importante se atentar à higiene bucal durante o tratamento. Você precisará usar uma escova de dentes específica – a escova ortodôntica – e jamais poderá esquecer de usar o fio dental após todas as refeições. O acúmulo de restos de alimentos ocasionado pela má higienização pode causar outros problemas e retardar a conclusão do tratamento.
Terceiro ponto: será fundamental respeitar a frequência das manutenções. Você precisará visitar o seu ortodontista ao menos uma vez ao mês, para que ele faça os reparos necessários no seu aparelho. Negligenciar essas visitas também pode atrapalhar muito o bom resultado do tratamento.
Como vimos, problemas ortodônticos são fáceis de serem resolvidos: basta que você procure um ortodontista e inicie o quanto antes o seu tratamento. O sorriso dos sonhos é possível! Basta que o tratamento seja feito o quanto antes, com dedicação e seguindo as instruções do ortodontista.