O que é preciso mudar na Escola para que ela seja mais atrativa aos jovens da atualidade?
"A sala de aula era um ambiente do qual a Sofia não gostava muito. Achava tudo muito fechado, cinza e quadrado. Eram carteiras enfileiradas em que todos enxergavam à frente a cabeça do seu colega e o professor, ora em pé, ora sentado. Havia um grande quadro negro sempre cheio de informações. Agora que estava no oitavo ano, tinha doze disciplinas diferentes. Era tanta informação em cada aula que ela não entendia ser possível armazenar tudo aquilo na cabeça.
O problema nem era a quantidade de disciplinas, mas a maneira de se aprender, o que ela considerava antiquado e enfadonho. Poucos professores tentavam fazer algo diferente, relacionando sua disciplina ao cotidiano ou promovendo um debate de ideias. A maioria deles cobrava cópias e memorizações. “Quem descobriu o Brasil? Qual é a capital da Bolívia? Quem escreveu a obra Os Lusíadas? Qual é a fórmula do teorema de Pitágoras? O que faz a mitocôndria? O que é uma oração subordinada substantiva?” Em alguns momentos Sofia tinha vontade de gritar. Não entendia o sentido de decorar tudo aquilo. E em muitas ocasiões, ela perguntava: Como posso relacionar o que aprendo na escola com aquilo que vivo?"
Trecho do livro: "Sofia, a menina que gosta de filosofar" (pg. 23 e 24) de André Wagner Rodrigues
Marketing, Gestão de Pessoas e Treinamentos Corporativos [PREPARO COLABORADORES EMPREENDEDORES] >>> e-mail: norb@terra.com.br Instagram: @norbertooliveira93
7 aSe bem que há algumas décadas atrás todo mundo estudava, aprendia e não haviam problemas ou reclamações. O problema está na educação que as crianças recebem dos pais hoje, promovendo uma certa "liberdade" exacerbada que não leva a lugar nenhum. Quando a educação ir mal, é claro, pois não há mais análise da média para passar ou não o aluno. Criaram um sistema de "passar" os alunos, mesmo não possuindo média para tal. Estudei na década de 80 e 90, totalmente normal e tranquilo. As matérias eram coerentes e existia uma média por matéria para passar de ano. Havia respeito e educação, por parte dos alunos com relação aos professores. É claro que maus alunos sempre existiram, isso é natural. Agora sim, tornou-se uma verdadeira "bagunça" e querem que acreditemos que o problema é o ensino. Devemos despertar o interesse das crianças e principalmente dos adolescentes para estudar, ah que grande piada, me desculpem! A fórmula é bem simples, sem metodologias e fórmulas mirabolantes; ou você estuda, aprende, se desenvolve ou você não será ninguém, não terá um emprego decente e uma vida promissora. Após o ensino médio o indivíduo escolhe uma atividade a seguir, técnica ou superior, simples assim...
Professora de Filosofia e Língua Portuguesa
7 aPenso eu que a primeira coisa a ser feita, é mudar o sistema que existe, ou seja, não adotar os pensadores da educação. Não temos mais o ensino tradicional, hoje é o metodo construtivista, infelizmente a educação no Brasil é ideológica, a começar pelos estudiosos desta área, e o pior de todos é o Paulo Freire, comunista , ele destruiu a educação no Brasil, como podemos mudar a educação com pensamentos ideológicos, desde 1990 a educação não é mais a mesma, e agora a pergunta que não quer calar, porque a educação no Brasil, vai mal?