O que é Queer?
É primeiro de junho e eu decidi fazer artigos durante o mês para comemorar a importância da luta dessa comunidade fantástica da qual faço parte e oferecer meus 50 centavos de conhecimento para minha rede, que é formada pelas mais variadas pessoas.
Já vou avisando que, em meus artigos, utilizarei o termo Comunidade Queer para me referir à conhecida Comunidade LGBTQIAP+, assim como uso dentro da comunidade, com meus amigos e familiares.
Mas o que é Queer?
Queer é um termo em inglês de cunho pejorativo que significa "esquisito" ou "estranho". Era assim que, nas décadas de 1960 e 1970, se designava qualquer pessoa que tivesse relacionamentos fora do padrão social. Nas décadas seguintes, a comunidade decidiu ressignificar essa palavra para "pessoas que não são cis-hétero". E é isso que ela ainda significa na maioria dos países. Já as gerações mais novas, millenials e geração Z, usam Queer como significando "pessoas que não ser enquadram nos padrões de gênero e pessoas não-binárias".
Recomendados pelo LinkedIn
Era muito comum a referência como Comunidade Queer para englobar todos: cis não-héteros, trans, não-binários, agêneros, aces, interssexuais e todos mais, mas com a pluralidade e o aumento no número de designações e rótulos, passamos de Comunidade Queer para Comunidade de Minorias Sexuais e de Gênero (GSM em inglês) e depois para Comunidade GLBT, que após a crise da AIDS nos anos 80, foi rearranjada para LGBT e, atualmente, para Comunidade LGBTQIAP+. Queer, no entanto, continua sendo não só válido, como, em minha opinião, mais simples de falar além de que é um termo guarda-chuva que engloba todos os anos de história da comunidade e da luta dessas minorias.
Mas e você? Conhecia o termo? Tem interesse em conhecer mais sobre a comunidade Queer? Conhece pessoas Queer? Você se identifica como pessoa Queer? Esse é um mês histórico e de luta pela sobrevivência e pelos direitos de toda uma comunidade que ainda é muito marginalizada socialmente. Todos são convidados a estender a mão para ajudar nessa caminhada.
Feliz mês do orgulho Queer!