O que é ser acolhedor?
Entenda a questão não como uma dúvida quanto à sua compreensão, mas como um convite à reflexão.
Segundo a fonte Dicio.com.br, é acolhedor aquele que dá boa acolhida. Que recebe bem alguma coisa ou alguém.
O que nos faz sentir bem acolhidos? Arrisco dizer que nos sentimos acolhidos quando somos alvo da atenção integral do outro – olhos e ouvidos verdadeiramente receptivos.
Outro dia vi um vídeo interessante sobre técnicas de vendas. O palestrante – #Guilherme Machado – enfoca a questão da dificuldade/problema X o prazer por trás de uma compra, seja de produto ou de serviço.
Lembrei imediatamente de um dos pressupostos de uma metodologia para planejar a comunicação, utilizada quando trabalhava em agência de propaganda, nos idos dos anos 80. E que sempre funcionava: "o consumidor adquire produtos e/ou serviços para resolver problemas, sejam eles de que ordem for".
Juntando as duas ideias, penso que se alguém quiser aumentar suas chances de vender algo para alguém, esteja preparado para acolher de verdade as dificuldades de seu potencial comprador. Muito possivelmente, elas darão a chave que ajudará a avançar mais uma etapa nesse complexo tabuleiro chamado “fechamento de um negócio”.
Além de criar uma ponte real entre vendedor e seu potencial comprador, ouvi-lo ajudará a entender qual o melhor formato de produto ou serviço a lhe oferecer. O que ampliará a confiança do consumidor no vendedor, que será o visto como o facilitador da experiência de compra, numa cadeia em que acolhimento e reciprocidade acabam se complementando de lado a lado.