O que é sucesso para você que chegou aos 50 anos?
Eu nasci em 11 de maio de 1964, fui a segunda de cinco irmãos e uma das únicas filhas que nascera de parteira (naquele tempo era comum as crianças nascerem pelas mãos de uma mulher que não é médica, mas assiste e auxilia as parturientes).
Logo nos primeiros dias voltamos para o meu lar. Cheiro de terra no ar, muito verde, barulho de bichos no mato nas noites escuras, mas de céu estrelado.
A paz e a tranquilidade do campo inspira quem vive nesses matos e o dia é comprido a perder de vista.
Este cenário me inspirou até os 18 anos de vida. As tardes do retorno do colégio eram de muito estudo, muita leitura de versos de Camões, Aluísio de Azevedo, os poetas do romantismo que me faziam sonhar muito.
Sentada à beira do rio costumava ler enquanto os pássaros cantavam, tiravam rasantes da água, e os peixes corriam embaixo dela. As árvores me serviam com suas maravilhosas sombras na leitura dos meus apontamentos.
Embora esse fosse o quadro maravilhoso e inspirador, nós crescemos e a responsabilidade de encontrar o caminho dos sonhos bateu à porta.
Veio a cidade grande, os arranha-céus com suas luzes gigantescas, a liberdade e a fascinação pelo desconhecido impulsionada pelo medo, mas também pela esperança do crescimento e de mais conhecimento.
Não obstante às frustrações humanas, elas apareceram e as realidades até então escondidas surgiram. Tudo isso sempre em busca de conhecimento e aprendizagem.
O meu primeiro emprego me ensinou que eu queria crescer e que o ambiente controlado era momentâneo.
Daí para o segundo emprego, foi mais fácil e um exercício diário rico em empatia. O terceiro trabalho completou o segundo na sua forma de atendimento. O quarto trabalho me deu muito conhecimento, me apresentando formas diversas da cultura empresarial no contexto mais profundo, perverso e poderoso. Além disso, me ensinou que na vida e no ambiente corporativo você deve sempre estar acima do emocional e que as relações devem ser mais humanas. Aí veio o quinto e último trabalho. Foram tantos e tantos momentos de esperança e crença de que o ser humano pode melhorar, que as mazelas da nossa alma podem ser alteradas se você conseguir dar uma chance ao outro. Isso desde que o outro também compreenda que você é um ser humano. Ah, o aprendizado constante e diário me fizeram crescer em todas as esferas. Entender que você, se quiser mudar, precisa refazer a sua trajetória mais uma vez olhando para frente. Ter um olhar para dentro, e outro olhar para fora. Aprendi muito!
Sucesso é chegar aos 54 anos, dar aquela espiadinha para trás, e entender que é sempre necessário recomeçar todos os dias. É assim que chegamos a idade madura sem arrependimentos e um olhar para frente. Quanto mais você olhar para frente melhor encarará a vida e o porvir.
Entender que a genética faz parte de você, mas que a vida é feita de escolhas. E mudar o rumo nessa fase pode ser produtivo, interessante e fazer você ter mais conhecimento. Porque o que se leva desta vida é aprendizado.
Posso dizer, com toda certeza, que sucesso é ter dignidade. É doação. É fazer algo para o próximo que te desafia, e te faz transformar o outro em alguém melhor.
Sucesso é ser ético e ter retidão de caráter. Poder olhar para algo que você propôs fazer, e cumprir com o seu melhor. É falar, fazer e ser honesto em cumprir o que prometeu.
Sucesso é olhar no espelho da alma e ter orgulho de ser quem você e não mentir.
Sucesso é dormir tranquilamente num sono profundo com muita paz de espírito.
Desejo muito SUCESSO a você que me lê!
Estou curiosa para saber: o que é sucesso para você?
Sou Solange Vilella, autora do Conexão Melhor Idade, especialista em relações do trabalho e Capital Humano.
Diretora de Relações Institucionais na ABMEN - Associação Brasileira dos Mentores de Negócios
3 aSolange Vilella amei seu estilo de escrita 3D! Imagens, sons, cores e a força da sua mensagem inspiradora. Tenho 57 anos e sucesso pra mim é fazer o dia de hoje ainda melhor que ontem.
Owner/Dono RGL Consulting/Siemens 25 years/CFO/Renewable Energy/Engineering /Sustainability
5 aSolange minha amiga...Que bela história e exemplo. Eu ainda não tinha lido. Eu já passei dos 60 e percebo que para me manter produzindo e ativo, a adaptação tem sido fundamental em mundo onde a tecnologia derruba fronteiras e dissipa conceitos. Um abração PS: Nasci um dia antes de você : 10 de maio. Já o ano....
Servidora Pública na Prefeitura Municipal de Joaquim Távora Paraná
6 aEstou com 53, perdi o emprego com 52 e não consegui mais recolocação na minha área que é administrativa, hoje trabalho como faxineira em uma loja, mas ainda tenho esperança de voltar a trabalhar na minha área, só preciso de uma chance, me sinto como se estivesse no começo
Business English | Inglês para negócios | professora de inglês profissional | Empreendedora | Tradução de currículo |
6 aMuito bonita sua definição de sucesso que basicamente se resume em tentar ser uma pessoa cada vez melhor.
--
6 aAnderson Valerio