O que é o SXSW e porque eu fui

O que é o SXSW e porque eu fui

O festival

SXSW é a abreviação de South by Southwest, nome que presta homenagem ao filme North by Northwest do Hitchcock.

Acontece todos os anos desde 1987, na primavera, na cidade de Austin -Texas e é a junção de vários festivais em um: Music, Film e Interactive, além dos menores EDU (educação), Gaming e Comedy.

A duração total é de 14 dias e a temática que une todos os festivais é a criatividade. O objetivo do evento é juntar os criativos do mundo em Austin.

Até 1994, o festival era apenas de música, mas já com foco em inovação e criatividade. O movimento nasceu e se mantem em Austin pela cena musical muito forte da cidade, sendo conhecida como a capital americana da música ao vivo.

Interactive é o festival de tecnologia e trás temáticas muito diversas entre si.

As sessions e key notes são organizadas e agrupadas em tracks de temas macro que podem ter também exposições.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Só de alisar as tracks, já dá para ter uma ideia dos temas que estão mais em alta mundialmente no cenário de inovação, como o mercado de cannabis, o futuro do ambiente de trabalho e comida.

Cada evento acontece em um lugar, o que faz com que você tenha que se deslocar e que o downtown de Austin seja inteiro ocupado. Por isso, diversas marcas e estabelecimentos aproveitam para fazer ativações muito fortes e elaboradas para divulgar seus produtos. O centro se transforma em um mundo novo.

Motivação e logística

Eu acompanho o festival faz 4 anos e tenho vontade de ir desde então, já que inovações super importantes são lançadas lá (por exemplo a primeira aparição do robô Sophia e o lançamento do Airbnb) e temos falas de pessoas como Elon Musk.

Porém, o valor acaba sendo bem alto para nós brasileiros, não só pelo custo da viagem, mas pelo preço do ingresso em si. Não importa quantos dias você vai passar em Austin, o preço do ingresso não muda.

Depois de muito ensaiar, decidi fazer esse investimento pessoal em 2019.

Você compra o badge do festival que quer ir, ou o platinum que dá acesso à todos eles.

Eu fui de Interactive porque meu assunto de interesse é tecnologia e achei que ia ser muita informação fazer todos os festivais ao mesmo tempo logo de primeira.

Programei a viagem para ficar do dia 08/03 ao dia 13/03, para aproveitar quase todas as tracks. Imaginei que fosse ser mentalmente cansativo, por isso decidi não ficar os 14 dias (e para economizar um pouco também, claro).

Peguei um voo de Curitiba à Austin com escala em Fort Lauderdale pela Azul em parceria com a JetBlue.

A hospedagem foi um ponto complicado. Os hotéis no centro, muitos inclusive locais oficiais de eventos do festival, ficam superfaturados nessa época. Airbnb é bem arriscado, pois é comum acontecer cancelamento de reservas em cima da hora pelo host ter lembrado do SXSW e perceber a oportunidade de cobrar mais do dobro de outra pessoa (vi muitas pessoas com Airbnb cancelado uma semana antes do evento).

Acabei optando por um hostel à "uber distance" do centro por ser mais em conta e pela oportunidade de conhecer outras pessoas da minha idade que iriam para o SXSW também.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como preparação, li tudo que pude sobre o festival, participei de eventos em Curitiba e entrei em todos os grupos de Facebook, Linkedin e Whatsapp disponíveis.

As dicas eram intermináveis: "fuja das palestras grandes", "não perca as ativações das marcas", "vá com duas horas de antecedência para as palestras mais concorridas", "varie as temáticas", e todo mundo alertava para a síndrome FOMO - Fear of Missing Out. Tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, que vai existir uma ansiedade constante e medo de estar perdendo a melhor fala, show, festa do evento todas as horas do dia.

A enxurrada de informação estava tão grande antes mesmo do evento, que eu resolvi parar de me informar.

Tentei diminuir ao máximo a expectativa e assumir que, sendo minha primeira vez, ia perder um monte de coisa legal e tudo que eu visse e aprendesse seria lucro.

Só que foi muito mais do que era possível esperar mesmo se eu tivesse criado muita expectativa.

Foi tão especial que quero compartilhar a experiência e os aprendizados e, quem sabe, angariar parceiros pro SXSW2020.

Será por meio de uma série de artigos aqui, contanto o que vi ao longo dos dias de SXSW e culminando com um evento na Cinco Incubadora pra gente trocar mais ideias!









Leticia Dumont Sargaço

Assessora no TJPR | Direito Contratual e Responsabilidade Civil

5 a

Quando é a próxima??

Flávia Rauli

Estratégia | Planejamento | Performance

5 a

Adorei! Continua postando

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexia Gassenferth Motter

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos