O que é o trabalho de equipa?
Trabalhar em equipa é abdicar de qualquer resultado pessoal em detrimento de alcançar um proveito muito superior com a vitória do todo.
Felizmente ao longo da minha curta carreira enquanto ciclista tive a oportunidade de trabalhar com pessoas fantásticas e de contribuir para as ajudar a alcançar grandes resultados. Se estivéssemos a falar de futebol eu apenas nestas fotos já teria vencido, a Volta a Portugal de Juniores, a Volta a Portugal do Futuro, a juventude da Volta a Portugal entre muitos outros resultados, pois no futebol o lateral direito ou o médio defensivo é tão campeão do mundo ou da europa como o avançado que marcou os golos, no entanto no ciclismo apenas o que ganha fica com os louros. Talvez porque existe, única e exclusivamente no ciclismo, este paradoxo dentro do trabalho em equipa. No ciclismo pode-se trabalhar arduamente para um colega de equipa e no fim das contas ninguém se lembra do que foi feito.
Voltando ao trabalho em equipa, é nestes momentos de dar tudo por uma causa maior do que o resultado individual, que se nota quem realmente pretende trabalhar em equipa e quem apenas pensa no seu próprio beneficio.
Culturalmente há no entanto algo que ainda não está bem esclarecido. Desde muito novo, nos escalões jovens que abdicava dos meus resultados para ajudar colegas, quando muitos ainda não sabiam o que isso era. Lembro-me de uma corrida em que cedi a minha bicicleta ao André Ramalho, com apenas 14 anos. Nesta altura criticavam-me por ajudar os meus colegas e não pensar mais em mim. Hoje, quase 10 anos depois, posso garantir que se cheguei onde estou dentro da modalidade foi por ter feito sempre tudo para defender os meus colegas.
Lembrem-se, o importante numa equipa é sempre o resultado ser superior à soma das partes. De que serve um líder dar “100” se os colegas dão “0”? Mais vale o líder a dar “60” e cada colega dar “20”.
Sejam amigos dos vossos colegas e não o contrário, no fim o bem prevalece sempre.