O que é a Transformação Digital Bimodal?
Estamos organizando, aos poucos, uma comunidade de Estrategistas Digitais Bimodais, em torno da ML21 - Escola de Estratégia Digital Bimodal.
O que há de diferente entre nós e os demais Estrategistas Digitais?
As bases conceituais de que partimos nos revelam a chegada e massificação da CURADORIA - NOVO MODELO ADMINISTRATIVO DISRUPTIVO.
Se a missão de um Estrategista (como disse aqui) é manter pessoas e organizações competitivas, torna-se necessário alertar nossos clientes para esse DIAGNÓSTICO - ainda pouco difundido no mercado.
Note bem que o papel do estrategista não é oferecer tratamento fechado, mas criar cenários factíveis para que os clientes possam decidir melhor o seu futuro.
Assim, uma comunidade de Estrategistas Digitais Bimodais não se une em torno de um tratamento, mas de um diagnóstico, variando o que pode ser feito em cada caso.
Há entre nós, como eu, os que sugerem criação de área separada (Bimodal 2) para promover a Transformação Digital, mas isso não é regra é apenas sugestão, que será mais válida e emergencial - dependendo de cada setor.
Quanto mais o setor estiver próximo da uberização, mais urgente será que conheça e debata a Transformação Digital Bimodal, dentro do seu plano estratégico de curto, médio e longo prazo.
Hoje, a maior parte da literatura que chega ao nosso país é voltada para a Transformação Digital Unimodal, que sugere que temos e continuaremos com o modelo administrativo, que chamamos de gestão.
Os Unimodais propõe à adoção de novas tecnologias, mudança de mentalidade, novo modelo de liderança, etc, mas sempre DENTRO DO MESMO MODELO ADMINISTRATIVO - GESTÃO.
Para um Estrategista Digital Bimodal, entretanto, Gestão e Administração NÃO são sinônimos.
Gestão é etapa da administração.
A gestão se torna possível pelo modelo de comunicação que tínhamos (oral e escrito).
Para um Bimodal, quando muda o modelo de comunicação, na sequência, se modifica o de administração. Nós pensamos assim.
O Uber, por exemplo, para nós, não é NOVO MODELO DE NEGÓCIO, mas novo MODELO ADMINISTRATIVO!
O Cabify, sim, é novo MODELO DE NEGÓCIO dentro da Curadoria, como é o 99 táxi ou o TáxiRio.
Não podemos comparar tomate (Uber) com cenoura (cooperativa de táxi).
O Estrategista Digital Unimodal, por exemplo, não consegue, explicitar com clareza a diferença do Netflix para o Uber, como eu procuro apresentar neste vídeo.
As Bases Conceituais Bimodais nos permitem enxergar o seguinte:
- No Netflix, (gestão) o gestor garante a qualidade do acervo;
- No Youtube, (curadoria) a qualidade é obtida, num misto de participação dos usuários com inteligência artificial, através da linguagem dos rastros, programada pelo curador, novo administrador.
Muitos alunos quando falamos de Uberização - nome popular para a massificação da Curadoria - me perguntam se esse novo modelo vai tomar conta de tudo.
No momento, isso não é a pergunta mais relevante.
O que é mais importante agora para as pessoas e organizações é o debate que os Bimodais propõe:
- Estamos diante de novo modelo administrativo?
- Vivemos guinada civilizacional, na qual a GRANDE NOVIDADE é a possibilidade humana de resolver problemas complexos de nova maneira, através da Curadoria?
A tendência - essa é a nossa aposta - é de que tal modelo penetre gradualmente na sociedade, tornando o atual modelos administrativo cada vez mais obsoleto, pois cai cada vez se distancia do gosto do futuro consumidor - os jovens.
Vai além da mudança administrativa, pois acaba virando cultura - da gestora para a curadora.
Os Estrategistas Digitais Bimodais têm, portanto, relevante papel na sociedade: alertar clientes para essa novidade, difícil de perceber no verdadeiro mar de mimimi e fumaça nas palestras, eventos e literatura de plantão.
Um bom exemplo de como estamos avançando no movimento é o artigo publicado esta semana pela Estrategista Digital Bimodal, Márcia Branco, RH BIMODAL, que já começa a trabalhar a visão bimodal no RH.
Novos Bimodais estão se formando para atuar em diferentes setores e começarão a trazer essa lógica mais consistente para cada vez mais gente.
Quer chegar junto? Conheça o programa aqui.
Aircraft Powerplant Engineer | CEO & Founder Ctrl+Café ☕ | Life Futurist 3.0 | Climate Reality Project Leader: bit.ly/3ZHsp12 | Lives: @sergiotaldo
6 aCarlos Nepomuceno (Nepô) comentar este artigo seria uma ampliação do que você tão bem expôs. Ou seja, a ML21 - Escola Canadense Brasileira de Estratégia Digital Bimodal vem suprir e esclarecer a sociedade, a respeito de todo o mi-mi-mi do mercado, seja de palestras, eventos 📣 Mega Giga, inúmeros livros 📚 sem real fundamento, etc. A Curadoria é o novo modelo de Administração disruptivo e ponto! Os unimodais, realmente, não conseguem entender o mercado, pois, como os americanos, não conseguem explicar os fenômenos do mundo 🗺 real e digital. Sendo assim, a gestão terá que ceder lugar à Curadoria, pois a 1ª será "implodida", por não mais se sustentar. Com 1bi de SAPIENS para +7bi de SAPIENS, em menos de 200 anos, uma mudança radical na mídia e forma de comunicação teria que ocorrer e anda está em fase de adaptação constante. Portanto, a uberização da sociedade é inevitável. Parabéns 🎊 🎉 🎶 ☕ 🏳️ 🌞 👍 📱 💡 🇧🇷🍁pelo excelente texto! #amei #curti #gostei #bestfriends #GoodFriends #disrupcao #disruption #Administracao #Sapiens #Nepo #DigitalEra #EraDigital #MundoModerno #MundoDigital #Modernidade #SergioTaldo #CtrlCafe #MidiaCafe #AmigosDoSergioTaldo