O que é um Malware? O que você sabe sobre ele?
O que é um Malware?
O termo malware é uma contração das palavras “malicious” (malicioso) e “software”. Simplificando, malware é qualquer código de software feito com a intenção de prejudicar dados, dispositivos ou pessoas. Quando se fala em vírus, cavalos de Tróia (Trojans) ou spyware e similares, estamos falando de variações de um malware.
Diferentes tipos de pessoas escrevem malware. A imagem mais tradicional de um autor de malware é a de um vândalo digital que quer testar suas habilidades. No entanto, hoje em dia é comum esses desenvolvedores de “black hat” software venderem suas capacidades a quem pagar melhor, oferecendo às organizações criminosas as ferramentas para atuarem no mundo digital. E ainda tem as agências governamentais de inteligência procurando acessar as informações contidas nos computadores, redes e dispositivos móveis de seus alvos.
O que o malware faz?
Os Malwares são definidos mais pela intenção de maldade de seu autor, do que pelas funcionalidades. No entanto, tradicionalmente, malwares podem ser divididos nas seguintes categorias:
Vírus: Como na biologia, vírus se prendem a arquivos limpos e infectam outros arquivos limpos. Podem se espalhar descontroladamente, danificando uma funcionalidade principal de um sistema e apagando ou corrompendo arquivos. Geralmente aparecem como um arquivo executável.
Trojans ou Cavalos de Tróia: Este tipo de malware se disfarça de software legítimo, ou está escondido em um software legítimo corrompido. Eles tendem a agir discretamente e criar brechas na segurança para permitir a entrada de outros malwares.
Spywares: Como o nome sugere (spy = espião), spywares são malwares projetados para espionar as pessoas. Eles se escondem e espionam o que você faz online, incluindo suas senhas, números de cartão de crédito, hábitos de navegação e etc. Podem causar um verdadeiro desastre em sua vida ou nas finanças de sua empresa.
Worms: Essa categoria de malware infecta redes inteiras de dispositivos, tanto locais quanto pela internet, usando interfaces de rede. Eles usam cada máquina infectada para infectar mais máquinas, fazendo uma analogia, causa uma verdadeira pandemia.
Ransomwares: Também chamados de scareware, este tipo de malware pode sequestrar o seu computador e ameaçar apagar tudo caso o resgate não seja pago.
Adwares: Apesar de nem sempre serem maliciosos, os que são particularmente agressivos podem enfraquecer sua segurança apenas para mostrar os anúncios — que podem trazer várias outras formas de malware. Além de aquelas janelas pop-up que ficam abrindo serem muito irritantes.
Botnets: Botnets são redes de computadores infectados que são programados para trabalharem juntos sob o controle do atacante.
Como proteger seu computador contra malware
Existem diversas maneiras de ajudar a proteger o seu computador ou sua empresa contra malware:
- Garanta que atualização automática esteja habilitada para obter todas as atualizações mais recentes de segurança.
- Mantenha seu Firewall ativado e atualizado.
- Não abra mensagens de e-mails de spam, nem clique em sites suspeitos, quando mensagens de e-mails, observe bem o seu conteúdo, antes de qualquer ação, a infecção por e-mail é bastante comum.
- Utilize sempre um antivírus, pesquise sobre ele, caso seja uma versão Empresas devem sempre utilizar um bom firewall, ou um antivírus corporativo, lembre-se que empresas não podem utilizar antivírus free, esses são para pessoas físicas, empresas que utilizam, são passíveis de fiscalização e multa.
Enfim, não há dúvidas que o melhor caminho é a prevenção. Manter um antivírus sempre atualizado, com um bom anti-spam, tenha uma política de segurança, seja em seu computador, seja em sua empresa.