O que aprender com o futebol?
As experiências que temos quando olhamos os atletas dentro campo podem nos levar a grandes soluções corporativas.
Um jogo bonito ou feio nos vale da mesma forma, sabe por quê? Um time precisa de um técnico para exercer liderança e implantar estratégia. Mas essa liderança só ocorrerá se o time todo o admirar.
Outro ponto importante e indispensável é o trabalho em equipe. Os profissionais de RH das empresas devem estimular esse estilo entre os gestores. Um jogador não ganha o jogo sozinho. É preciso que todos trabalhem juntos e tenham o mesmo objetivo, mas cada um na sua posição (função). Mas, para ser craque na sua função requer capacitação constante: treino.
Por outro lado, saber lidar com as derrotas é importante para rever o planejamento em busca da vitória. Aprender com os erros é fundamental. A equipe não irá acertar o tempo todo, a diferença é o que cada um faz após o erro. É necessário sempre avaliar todas as possibilidades negativas que podem ocorrer na trajetória. Imprevistos acontecem a todo momento. Por isso, o planejamento deve prever todos os cenários. O líder deve preparar seu time para os imprevistos e planejar novas jogadas.
É assim que as empresas ganham o jogo mesmo diante de um mercado em crise. É importante saber driblar as dificuldades, explorar cada lado do campo, voltar a bola para o goleiro quando for preciso, fortalecer a defesa e garantir que o ataque seja assertivo a cada jogada.
Um jogo se vence assim. E olha que os nossos adversários jogam o tempo todo para nos tirar do campo
Viviane Boaventura