O que aprender nos momentos
de crise

O que aprender nos momentos de crise

"Estamos em crise", "o último ano não foi fácil", "as coisas do jeito que estão…" Estas frases chegam aos nossos ouvidos a todo momento, nos mais diversos lugares, pronunciadas por diversas pessoas, até por aqueles que já vivenciaram outras crises, sempre tem alguém em crise.

Momentos econômicos de resseção, abertura ou fechamento de empresas, desemprego, falta de recursos para a saúde e educação, falta de dinheiro no mercado, falta de matéria-prima, pandemia, crises governamentais e até mesmo a internet, entre tantos outros motivos são fontes geradoras de crise.

O que aprendi a identificar que os momentos de crise não ocorrem de uma hora para a outra, sem precedentes.

Antes das crises são ignorados sinais evidentes do que está prestes a acontecer. Mesmo quando estes sinais estão visíveis, alguns optam por contar com a sorte, acreditando que uma força sobrenatural vai salvar a pele e a empresa e não agem proativamente diante dos fatos.

Não utilizar indicadores de desempenho, não ter registros contábeis e financeiros da operação da empresa, não consultar os colaboradores para ser informado sobre a situação das tarefas de trabalho, não consultar o mercado para identificar oportunidades ou problemas que estão afetando os clientes e que podem estar motivando-os a irem buscar as soluções oferecidas pela concorrência, não investir em novas tecnologias e metodologias de trabalho para tornar os processos mais eficientes (fazer mais com menos recursos financeiros e operacionais) são atitudes que cegam os empresários e os fazem passar por momentos difíceis.

Economizar em planejamento, gestão, contabilidade, feedback com a equipe, utilizando como desculpa a crise ou até mesmo as pessoas que trabalham na empresa, são atitudes que geram custos maiores a curto, médio e longo prazo, que não podem ser calculados e podem colocar o negócio em um caminho sem volta, onde a parada final será o fechamento da empresa.

Seja a atitude que sua empresa precisa ter.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos