O que aprendi fazendo um curso de teatro

O que aprendi fazendo um curso de teatro

Eu sempre fui uma pessoa extrovertida e com muita facilidade em fazer amizades. Durante a minha infância e adolescência, minha família morou em diversas cidades, e sempre que chegávamos em um novo lugar, eu tinha que me virar para fazer amigos. Desde cedo aprendi a importância em dar o primeiro passo e ir falar com as pessoas, principalmente quando você é a novata. E deu muito certo para mim, em todos os lugares que morei, fiz amizades incríveis e acredito que por ter vivido essas experiências, acabei me tornando uma pessoa que se adapta há qualquer situação.

Acabei descobrindo que por mais que eu fosse uma pessoa comunicativa e com muita facilidade em fazer novas amizades, haveriam situações que eu seria extremamente tímida e teria muita dificuldade em me expressar.

Descobri isso em 2015, quando entrei para faculdade. No meu primeiro ano, entrei para empresa junior, participei do diretório acadêmico e sempre que existia uma atividade extra, eu estava no meio. Mas havia uma situação específica que me deixava extremamente nervosa - falar em público.

Nas minhas primeiras apresentações em grupo para classe, eu chequei a passar mal, gaguejava, tremia, e por mais que eu soubesse o assunto e passasse dias praticando, a apresentação sempre saia ruim, sem falar que isso passou a ser uma tortura.

Um dia, comentei com uma amiga que a dificuldade em falar em público estava prejudicando minhas notas e que queria encontrar uma solução para esse problema, ainda mais que os processos seletivos para estágios estavam se aproximando e aquilo com certeza prejudicaria o meu desempenho. Foi então que ela me sugeriu o teatro.


No alt text provided for this image


Confesso que fiquei um pouco apreensiva no começo, mas essa amiga me explicou que esse teatro não era um teatro comum, as aulas eram desenvolvidas especialmente para pessoas que queriam trabalhar perder a timidez principalmente para falar em público. Uau, sério que existe isso? Então porque não tentar?

No meu primeiro dia de aula, cheguei sem muita expectativa, e para a minha surpresa, no final da aula sai com um único arrependimento. Não ter começado antes.

Foi algo transformador na época, foi realmente um grande divisor de águas.

As minhas aulas eram super engraçadas, e aquele tipo de aula para passar vergonha. Cada um dos alunos tinha que ler textos em voz alta em um palco gigante com todos os alunos na platéia, tínhamos que cantar, fazer imitações, mímicas, além de várias apresentações na paulista lotada, sem contar que em todas as ocasiões, sempre usávamos fantasias e objetos bizarros ( era literalmente como o Gif da capa rsrs).

Era aquele tipo de atividade que você pensava, se eu não morrer de vergonha hoje, nunca mais morro.

Me recordo de uma frase que minha professora de teatro sempre dizia quando alguém falava que estava com vergonha, ou medo de subir no palco e falar em público.

Qual a pior coisa que pode acontecer com você?

Essa frase ficou alguns dias ecoando na minha mente. E realmente, o que poderia acontecer de tão ruim na hora de falar em público? O máximo seriam as pessoas desinteressadas olhando para seus celulares e fim de papo.

Passado 6 meses, eu tinha terminado meu curso de teatro. Era libertador poder subir em um palco, independente da quantidade de pessoas e poder falar sem nenhum tipo de tremedeira ou nervosismo. Na minha faculdade, meus professores elogiavam a minha melhora e cheguei a fazer vários processos seletivos, onde tive que apresentar cases para salas cheia de diretores, e em todos tive feedbacks positivos sobre as apresentações.

Eu entrei no teatro para perder o medo de falar em público, e acabei saindo uma nova pessoa. O teatro não só mudou a minha maneira de ver o mundo como, mas também como eu vejo a mim mesma. Passei a acreditar mais no meu potencial, ter mais jogo de cintura, falar em público não é mais um drama, e ganhei confiança para enfrentar qualquer tipo de situação, além de nunca deixar de fazer algo por medo do que os outros vão pensar.

Tudo isso através de um simples curso de teatro.

Espero que tenha gostado do artigo e que a minha experiência com as aulas de teatro possa te inspirar.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Lorrayne Caires

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos