O que aprendi sobre networking em 5 dias no Vale do Silício
Com o apoio da maravilhosa Angela Teodoro conhecemos mulheres das comunidades: Brave, Café Kind, Mulheres do Brasil, na Sillicon House da incrível Andrea Litto

O que aprendi sobre networking em 5 dias no Vale do Silício

Já participei de diversos eventos de networking de empoderamento feminino, startups a inovação, no Brasil. A realidade é que a maior parte das vezes sai com uma grande frustração. Felizmente nos 5 dias de expedição pelo Vale do Silício convivi com outra realidade.

Grandes eventos, feiras, cafés ou lançamentos de produtos, em qualquer tipo de evento no Brasil, tentar conhecer pessoas novas sempre me pareceu uma tarefa dificílima, repleta de dilemas: como furar rodinhas? como puxar assunto sem parecer intrusiva? como participar?

Por muitas vezes, perdi a oportunidade de trocar cartões com pessoas que admirava ou que sabia que teriam interesses em comum por um receio quase adolescente de rejeição. Logo eu que sempre fui cara de pau?! A razão era simples, algumas vezes ao tentar trocar ideia com alguém sentia que estava infringindo alguma regra oculta de boa convivência em eventos.

Uma mistura de descrédito e preguiça começaram a tomar conta da minha agenda e com o tempo comecei a escolher nos dedos os eventos que frequentaria. Ainda assim, saia muitas vezes sem nenhuma oportunidade ou conexão nova. Infelizmente uma ficha caiu: panelas e crachás ainda pesam muito mais do que potencial.

Ao chegar no Vale do Silício um misto de expectativa e receio tomavam conta de mim. Como seria conversar com pessoas que estão nas maiores empresas do mundo discutindo inovação, Tecnologia, impactando milhares de pessoas com o seu trabalho.

Para minha surpresa, me deparei com
pessoas que estavam menos preocupadas em explicar porque eram especiais e muito mais atentas ao nosso potencial, a ouvir nossas histórias, em compreender como acreditamos que podemos mudar o mundo e ainda dispostas a nos ajudarem. Isso mesmo, dispostas a nos ajudarem.


Na esperança de que possamos transformar as relações de negócio nos inúmeros eventos que participamos no Brasil, compartilho o que aprendi com as pessoas incríveis e generosas que conheci por lá.

1. Não importa o quanto você já conquistou, desça do seu pedestal. Ser cara de pau para abordar um desconhecido ou conhecido exige muita força. Por isso, seja gentil.

Estávamos na entrada do Ebay quando fomos abordadas por um executivo sorridente e acessível. Era Damien, Chief Diversity Officer, que veio nos receber e trocou contatos de Linkedin com Isabelle, após ser questionado uma de nossas meninas de apenas 16 anos.

2. Escute antes de falar. Pergunte antes de aconselhar. Todos merecem ser ouvidos, se está falando demais, pense como é importante silenciar e deixar o outro colocar seu ponto de vista.

Ao chegarmos na Sillicon House, em San José, fomos apresentadas por Angela Teodoro e recebidas por Andrea Litta a um grande grupo de mulheres brasileiras. Com trajetórias diversas de muito sucesso, elas ouviram atentamente nossas histórias e contaram as delas.

3. O seu tempo é escasso, mas se você realmente pode agregar coloque-se genuinamente à disposição.

No final do evento, conhecemos a médica Maria Tanaka, após descobrir que uma de nossas meninas faria a entrevista de admissão para Stanford em apenas 3 dias. Ela e seu filho, ambos que estudaram na Instituição, se dispuseram para ajudá-la. Nos dias seguintes, a nossa menina teve apoio especializado para fazer a entrevista mais confiante e preparada.

4. Saia da sua panela, convide gente nova para sua rodinha: ter amigos é ótimo, mas como você agregará novas perspectivas se está sempre compartilhando aprendizado com gente parecida com você.

Na visita a Biotech One Skin, fomos recebidas pela pesquisadora Alessandra Zomboni, ela contou como se conectou e conheceu as outras sócias da sua empresa. Não posso deixar de mencionar a aula que recebemos sobre envelhecimento da pele e o brilho nos olhos que ela contou como estava transformando o mundo.

5. Give Back: Retribua! Todos nós partimos do inicio para chegar longe. Retribuir a atenção que um dia recebemos de mentores, chefes e até colegas de trabalho pode fazer uma diferença imensa na vida de quem está começando.

Nossa visita ao Google foi guiada por Samuel Gotto, o engenheiro que é uma referência, dedicou seu tempo a apresentar as meninas o Campus e ainda contar histórias maravilhosas, da sua entrevista na empresa a como ele trabalha para impactar milhares pessoas.

Meu agradecimento mais do que especial aos profissionais incríveis que dedicaram parte do seu tempo a compartilharem seu conhecimento comigo e as meninas do Força Meninas.

Vamos conversar a respeito?

Compartilhe por aqui!



Fernanda Sausen

Business Development Leader | Robotics | Autonomy | Artificial Intelligence | Bringing Innovations to Market

4 a

Oi Déborah, Foi maravilhoso te conhecer, conhecer as meninas vencedoras desta edição, e aprender sobre o trabalho fantástico que tu estás fazendo com o Força Meninas! Espero podermos receber, conhecer, e apoiar muitas mais meninas líderes Brasileiras. Mantenhamos contato e se precisar de qualquer coisa é sé pedir. Abraço e muito sucesso!

Raquel Corrêa Sajonc

Comunicóloga com atuação em Responsabilidade Social ▪️ ESG ▪️ DEI

4 a
Raissa Kahn

Senior Manufacturing Quality Engineer & Technical PM at Apple

4 a

Foi um prazer te conhecer e conhecer esse trabalho incrível que vc está liderando com as meninas! Esperamos vc por aqui em futuras missões :)

Ana Bavon

Estrategista | Executiva de ESG | Direitos Humanos | Cultura Inclusiva | Inteligência Relacional | Conselheira Consultiva| Board Member | Tedx Speaker | Docente

4 a

Que experiência ótima, Déborah De Mari ! Fico muito feliz em saber que lá as coisas foram diferentes. Compartilho com você essa sensação sobre networking por aqui, várias vezes já me senti inadequada, já fui excluída de rodinhas antes de subir no palco por quem não sabia que eu ia palestrar, e depois me abriu sorrisos, enfim... Que bom que você não se limitou por isso, e que bom que nos encontramos pelo caminho. Parabéns pela ação com as meninas 😘

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos