O que o BBB e a Estácio têm em comum?
Ontem ao acompanhar o social listening das redes, notamos um tweet curioso de uma pessoa com apelido ainda mais curioso.
O “Um homem para chamar dirceu” questiona: “caralho, de repente só se fala na faculdade Estácio”
Recentemente a Estácio foi considerada a marca com maior resultado de mídia entre todos os anunciantes do BBB. Isso foi fruto de uma estratégia bem orquestrada de integração de meios on-line e off-line que contou com a participação de diferentes agências e veículos.
Mas isso já é outra história.
Eu quero mencionar aqui 3 coisas que a Estácio e o BBB têm em comum.
Primeiro que a campanha da Estácio é sobre construção de valor de marca. O tal brand equity, traduzido com maestria pela Artplan através do conceito “Experiência Estácio” que tem a ver com infraestrutura, professor, aluno e, principalmente, empregabilidade e trabalhabilidade. Nossa missão principal não é vender curso de graduação, mas sim garantir a transformação a partir de uma carreira. A educação é a plataforma mais poderosa para promover essa mobilidade. E a Estácio, maior marca de educação do país, é a maior realizadora de desejos do Brasil. O BBB traz esses 2 elementos: uma experiência exclusiva (confinamento) em prol de um desejo de transformação na vida de cada um dos participantes.
A segunda coisa é que a principal alavanca é o brilho. A gente costuma dizer por aqui “Estácio. Acredite no seu brilho”. E é o brilho no olho que garante o resultado final. Certa vez perguntaram como os brasileiros ganhavam dos havaianos no circuito mundial de surf (já que no Brasil não existem ondas tão grandes e perfeitas). E um havaiano respondeu: “quando eles remam, eu vejo nos olhos deles uma vontade incomparável de vencer … é como se eles estivessem disputando um prato de comida”. Nunca duvide do brilho no olho de alguém ou da fome de vencer dos famintos.
Recomendados pelo LinkedIn
Por fim, eu fiquei refletindo sobre o poder e efeito do Big Brother, que faz milhões de brasileiros dormirem tarde assistindo pessoas confinadas, mas que também fez a nossa marca entrar na boca do povo de forma orgânica e espontânea, e principalmente jogou luz no debate da educação. O BBB é como uma sala de aula do que acontece no Brasil: um retrato das semelhanças de um Brasil desigual e um recorte das diferenças dos integrantes de uma mesma família. Na Estácio também é assim: os nossos alunos são os primeiros da família a se formarem e os professores são o elo que promove esta jornada de transformação.
Tudo isso se conecta de uma forma muito especial.
O BBB é realmente como uma sala de aula, um laboratório da vida real. Curiosamente, as provas da Estácio no BBB tiveram o protagonismo de 2 pessoas que tinham em comum o brilho no olho e vontade de vencer: Lucas, um professor, e Davi, um sonhador e futuro aluno de medicina. Professor e aluno juntos na mesma sala de aula do BBB.
Lucas, o professor, comemora ao receber seu prêmio, se ajoelha e grita: “Brasil, acredita na educação”, como uma voz silenciada por anos dentro do peito. Ele disse que usaria uma bolsa para realizar um curso de pós-graduação e daria a outra bolsa para o seu amigo da favela da maré. Essa é a verdadeira missão de um professor: estudar e transformar.
Enquanto o Davi representa a sede insaciável do conhecimento. Dizem que uma pessoa não se forma médico, ela já nasce assim. A faculdade ajuda a revelar e lapidar aquela vocação. Davi não chorou em nenhum momento no programa, exceto quando ganhou a bolsa. Um choro represado, de quem acredita no próprio brilho, mas reconhece as dificuldades para conquistar a vitória. Já dizia o sábio poeta: “estudar é como beber água salgada: quanto mais você bebe, mais sede você tem”.
Aos nossos milhões de alunos e aos competidores do BBB: desejo que vocês sempre tenham água, mas que nunca lhes falte sede.
Diretora Jurídica, M&A e DPO na YDUQS | Conselheira Fiscal no Instituto Yduqs
11 mGenial, Eduardo Guedes!! Grande orgulho trabalhar com pessoas inspiradoras como você! A ação desse BBB certamente ficará na história da Estácio para sempre. Parabéns!
Coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa. Extensão, Internacionalização e Inovação Relacionamento / Experiência com Cliente / Processos / Secretária Acadêmica
11 mIncrível. Parabéns pelo artigo 👏👏👏👏👏
Managing Director, Product & Customer Solutions at Google
11 mBelíssimo texto Eduardo Guedes , dando aula de marketing e de redação!
Diretora de Captação at YDUQS
11 mFantástico, Edu! Sinto um imenso orgulho pelo trabalho que estamos realizando em benefício da educação no Brasil. 💎
Sócio e CEO A-Lab (Grupo Dreamers) | Cofundador Game Code e gen_c (Grupo Dreamers) | creators economy, criatividade, conteúdo, games
11 mSensacional, Edu. Tô adorando o trabalho e os posts por aqui. Compartilhe mais!!! Sucesso.