O que o Enjoei me ensinou sobre consumo consciente


Estava pronta para gastar com um vestido para ser madrinha do casamento de uma querida amiga, quando uma colega sugeriu que eu desse uma olhada no Enjoei. À época, já trabalhava na empresa, mas não passava pela minha cabeça que eu pudesse encontrar no site um vestido exatamente no estilo que estava imaginando, que era algo bem fluido, preferencialmente de seda.

Fui sem muitas esperanças, mas para a minha surpresa acabei encontrando vários. Para escolher qual comprar, fiz uma seleção de 5, pesei prós e contras até chegar a uma decisão. Naquele momento me dei conta da grande engrenagem que meu ato ajudava a girar. Além da economia que tive, por não comprar uma peça nova - que tinha grande chance de ser usada uma única vez - estava dando vida novamente àquele vestido que poderia ficar parado no armário de alguém. Aquela compra foi boa para mim, que usei o vestido que queria no casamento. Foi boa para a antiga dona, que tirou do armário uma peça que já não usava mais e ainda ganhou um dinheiro com isso. E foi boa para o planeta, já que demos um novo uso para uma peça e evitamos que uma outra precisasse ser criada do zero.

Nossa cultura consumista, estimulada pelo capitalismo, nos faz comprar exageradamente sem nos preocupar com o ciclo de vida e com os impactos para o meio ambiente. Este não é um assunto muito abordado nos grupos de conversa e acabamos entrando no automático, sem pensar nas possibilidades que temos para evitar a produção massiva de produtos.

Me apaixonei por essa possibilidade de comprar roupas diferentes a um preço justo e com mais frequência e poder revendê-las quando quiser. O Enjoei abriu meus olhos para o consumo consciente e para o ciclo de vida de uma peça de roupa. Virou um hábito para mim procurar peças no Enjoei antes de buscar no mercado. Até nas datas comemorativas uso a plataforma. Minha mãe já foi a razão dos meus garimpos, quando me pediu um tênis para fazer caminhada. Numa rápida navegada encontrei um modelo de cor cinza que era a sua cara. Ela ficou impressionada com a qualidade do produto e até comentou “imaginei que chegaria mais usado, mas está perfeito”.

À frente do RH do Enjoei, sempre levo este tema para os processos de seleção, compartilhando um pouco da minha experiência como cliente. Cada vez mais percebo que o tema da sustentabilidade e da economia circular tem ganhado importância entre as pessoas. este é um dos pontos que chamam a atenção dos candidatos e despertam o interesse em trabalhar na companhia. Já ouvi muito nas entrevistas frases como “o Enjoei está alinhado com o que eu acredito”.

É um grande privilégio poder trabalhar em uma empresa com a qual compartilhamos nossas crenças e nossos propósitos. Espero que cada vez mais eu e todo time da empresa consigamos despertar o interesse de mais e mais pessoas pela economia circular. Não tenho dúvida de que todos sairão ganhando.

Tive experiencias boa com vocês durante um tempo, até que vocês me bloquearam na plataforma por sei lá Deus o que, nunca me informaram, até hoje não consigo vender mais nada no enjoei! já fiz reclamação e diabo à quatro na plataforma ! mas vocês estão nem ai ! Não recomendo! São bons enquanto um tempo após nossa!

enjoei > Shoppings 🤷🏽♀️ (enjoada desde 2012❤️)

Graziella Simionato

General Manager | Evil Twin Music

3 a

é sobre isso ❤️

Giovanna Penela

Gerenciamento de projetos | Mapeamento de Processos | Gerenciamento de Produtos | Scrum Master

3 a

Sempre vendo e compro coisas, principalmente eletrônicos, além da praticidade e os valores, a plataforma é maravilhosa e entrega confiança a quem compra e vende

Lisandro Cabral

CEO na Lisa IT / Lisa Talent / Lisa Solutions

3 a

Fernanda Felici o Enjoei me conecta com marcas que não estão no Brasil e a preços muuuito justos. 😍

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernanda Felici

  • O jeito Enjoei de reconhecer talentos

    O jeito Enjoei de reconhecer talentos

    O que reprova uma pessoa no processo seletivo do Enjoei? Já me fizeram essa pergunta algumas vezes e não há uma…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos