O que esperar de 2020?

O que esperar de 2020?

Ao fim de Setembro de 2019 (hoje é dia 30) me pego fazendo um balanço das notícias que chegaram nos últimos dias e afirmo meu amigo, minha amiga. O mundo em que vivemos não será o mesmo em pouquíssimo tempo, aliás, o mundo já não é mais o que vivemos a um mês atrás.

Computadores quânticos capazes de operações matemáticas que eram consideradas impossíveis (aqui), câmeras capazes de identificação facial de todas as pessoas em uma foto com dezenas de milhares de rostos (aqui), a nave que irá popular Marte (aqui), a nova ferramenta do Mark Zuckerberg que irá revolucionar os agregadores de mensagens (aqui).

Mas o que esse exercício realmente trás de inovador para hoje, para as marcas que atendemos e para os produtos que estamos desenvolvendo? Nada e Tudo, Nada porque sendo pragmático, essa curva de aprendizado e aplicabilidade das coisas que noticiei aqui ainda estão muito distantes da realidade dos pequenos e médios empresários, aqueles que ainda investem algum dinheiro em agências ou freelancers para ajudar na comunicação de seus negócios. Tudo porque muda sim, invariavelmente a forma com que as pessoas irão consumir, quais serão os formatos a ser utilizados para nos comunicar digitalmente, as regras, os efeitos práticos de darmos nossos dados como cidadãos e marcas para esses conglomerados gigantescos de mídia, até onde vai a automação, iremos mesmo perder nossos empregos para robôs?

O próprio paradigma do ser humano viver no planeta Terra, em breve será quebrado. Não duvido que ainda em meu tempo de vida, estaremos fazendo comunicação para atingir lugares fora deste planeta e é aqui que eu quero chegar nessa publicação, o que esperar de 2020 senão um ano de enormes mudanças, na forma com que lidamos com as grandes questões, com o planeta, com nosso meio de vida? Como isso tudo irá refletir em como nos comunicamos, como as marcas se posicionarão, como os consumidores irão reagir? Fica aqui o questionamento, um abraço!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos