O que esperar do mundo do trabalho em 2023?

O que esperar do mundo do trabalho em 2023?

Olá,

No momento em que você lê essa newsletter, muitos profissionais estão em migração de carreira, outros irão se jogar em um novo desafio na mesma área ou já separaram o curso que dará um upgrade no currículo. Para aproveitar o clima de planejamento e de pontapé inicial, preparamos uma lista de reflexões sobre o mundo do trabalho em 2023.

A casa que virou escritório, e vice-versa

As formas de trabalho presencial, híbrido e home office foram tema de diversas discussões ao longo dos últimos anos. Afinal, muitas pessoas tiveram que se adaptar à nova rotina e até ajustar a sua própria residência. Por isso, a Archtrends aposta que, em 2023, as casas se tornem cada vez mais multifuncionais, focadas em oferecer bem-estar e tecnologia àqueles que adotaram o home office de vez. Os escritórios também devem se tornar mais parecidos com outras áreas de convivência, como parque e sala de estar, ao invés de continuar repetindo a formalidade do passado. 

Soft skills essenciais em 2023

As soft skills são habilidades socioemocionais que podem ser adquiridas e aperfeiçoadas em diversas situações da vida. A Fast Company elencou cinco habilidades como as mais importantes para se cultivar: curiosidade, rápida aprendizagem, vontade de crescer, análise crítica e colaboração. Já na lista da Você RH, a comunicação aparece em primeiro lugar. Exercitar a comunicação não é apenas falar bem em público, saiba como aperfeiçoar essa habilidade neste link aqui

Novas regras do MEI

Profissionais autônomos devem se atentar às novas regras para o microempreendedor individual (MEI). O aumento do limite do faturamento e novas funcionalidades do aplicativo Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) são algumas das mudanças previstas. Para as pessoas que irão começar agora suas atividades como autônomo, o LinkedIn Notícias separou algumas dicas

Trabalhar com propósito

As expectativas com relação ao significado do trabalho têm sido reajustadas e a pesquisa Edelman Trust Barometer demonstra isso. Segundo a pesquisa, “74% dos brasileiros esperam poder gerar impacto social e afirmam que fatores como o negócio refletir seus valores pessoais são decisivos para avaliar ou considerar um emprego”. A busca por um propósito e por um trabalho que proporcione melhor qualidade de vida deve ser pauta para os profissionais, enquanto às empresas caberá aprofundar ainda mais as práticas em ESG para cumprir estes requisitos. 

Como ter um bom perfil no LinkedIn?

Parte importante da busca por recolocação, ou para impressão de uma boa imagem profissional, é manter um perfil atualizado no LinkedIn. A HR Tech Gupy criou uma lista de boas práticas na construção do seu perfil, desde o preenchimento completo das informações até a escolha estratégica de palavras-chave para que o mecanismo de busca seja usado a seu favor. Lembrando que, diante dos últimos acontecimentos do Twitter, há quem aposte no LinkedIn como a única rede social capaz de substituir o microblog – com mais usuários, será ainda mais importante se destacar. 

Quais as suas resoluções profissionais para 2023? Conta pra gente aqui no LinkedIn! 

Marta Barbieri, cientista social e analista de comunicação na Caiena.


📨 Você também pode assinar a Newsletter da Caiena para receber as edições direto na caixa de e-mail, clicando aqui.

#newsletter #tecnologia #design #carreira #emprego #negocios

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos