O que está por vir em 20 anos ??
Como você vê o seu futuro daqui a 20 anos?
A pouco mais de 20 anos eu vivia uma correria imensa. Os preparativos do meu casamento estavam nos deixando loucos, com um uma porção de coisas para organizar, de forma que, no dia “D” tudo corresse de forma maravilhosa.
Bem, esta é uma lembrança agradável e feliz do meu passado (pois estou casado até hj!!) mas, desde então, quanta coisa mudou....
Agora, eu convido a vocês a fazer uma reflexão sobre algo que é um pouco mais difícil, o futuro!!
Vamos usar alguns exemplos e, porque não, fazer algumas analogias sobre o que pode vir a acontecer?
Vejam, em 1986 eu estudava “computação” (Se é que alguém chama assim ainda hoje!!) em uma escola em São Vicente – São Paulo. Naquela época, estudei MS-DOS, Wordstar, Lotus123..etc..etc... e dentre estes assuntos referentes à programação, falávamos do futuro! Meu professor e amigo até hoje, nos comentava que, já havia uma pesquisa para que, aquele HD de 100Mb fosse substituído por algo do tamanho de um dado de brinquedo.
Pois bem, ele acertou no tamanho físico, só errou longe na capacidade!!! Hoje temos o tal Pen-Drive com capacidade na ordem de Gb´s.
No mundo fotográfico, a Kodak por exemplo tinha um corpo de funcionários com mais de 150.000 pessoas. Não só no que tange à filmes e revelações, ela mantinha um belo faturamento com papeis fotográficos. No ano de 1998 vendeu 85% de todo o papel fotográfico no mundo, só para vocês terem uma ideia!. Porém, em poucos anos, este modelo de negócios mudou e, o que era um belo negócios, sucumbiu à falência.
O que aconteceu com a Kodak, provavelmente acontecerá com muitos negócios. E tenham certeza, não precisará de 20 anos para acontecer!!
Quer um outro exemplo? No passado, um telefone de linha era algo colocado no hall de produtos de investimento. Pessoas tinham ações e negociavam linhas telefônicas com preços exorbitantes. Outras, tinham diversas linhas (Eram quase semelhantes à provedores de telefonia) e as alugavam por valores mensais!! Comprávamos fichas telefônicas aos montes para poder falar nos Orelhões espalhados pelas cidades, e muitos ainda faziam filas para serem utilizados.
Hoje, temos um mundo nas nossas mãos!! Temos telefone, agenda, calendário, máquina fotográfica, book de fotos, calculadora, agenda telefônica, secretária…bla..bla..bla....em um único aparelho !!! Ahh, e o tal HD do tamanho de um dado??? Bem, não dá nem para levar em conta!!
Levando este fato como exemplo, podemos dizer que algumas profissões e empreendimentos podem vir a sumir nos próximos 10 anos?
Por exemplo. A menos de 3 anos, tínhamos que ligar para uma central 0800 (na melhor das hipóteses) ou ficar com o dedo esticado na rua para chamar um taxi. Hoje, já é uma realidade que podemos chamar o taxi via aplicativo sem, ao menos, ter levantado da cama, e mais, não precisamos nem pagar preços absurdos por um modelo chamado “Taxi” o quais ficam parados muitas vezes em um ponto, esperando por serviços.
Além de aplicativos, teoricamente novos como o Easy taxi ou 99 Taxi, temos o Uber, que vem mudando um conceito deste tipo de prestação de serviço.
Um outro fato, que já é real, nos EUA (especificamente no Vale do Silício), a Google já mantem um carro autônomo (não tripulado por humanos) rodando em alguns estados dos EUA. Durante alguns anos deste projeto, apenas um acidente foi registrado, e pasmem, foi quando um humano assumiu o comando no modo manual.
Agora, pensando um pouco adiante, somando-se estes dois exemplos (Taxis chamados por aplicativos + Carros Autônomos) poderemos ter no futuro mais um ambiente para produzir algo, sem a necessidade de atenção em guiar e nem mesmo a necessidade de ter alguém para fazê-lo. Ou seja, os modelos tradicionais, e até mesmo seus designs, poderão sofrer alterações significativas para atender a este novo modelo.
Além deste fato, que reúne evidências reais, temos outros pontos que devem ser analisados com atenção.
Hoje temos na Internet um site que começa a fazer algumas atividades relacionadas às demandas que hoje são feitas por contadores, que além de ágeis e tecnicamente capazes, têm que ser pessoas de confiança. Ou seja, podemos ter aí uma mudança drástica de demanda para este seguimento.
Hoje em dia, cada vez mais o e-commerce toma conta de uma fatia do comércio mundial. Suas lojas preferidas não ficam mais a um raio de 5km de nossas casas. Elas ficam em qualquer lugar do mundo. Pessoas tendem a parar de comprar fisicamente e passarão, mais e mais, comprar via web. Aí vem a pergunta? O que será dos Shoppings centers, que hoje giram em torno de lojas e seu comércios físicos? E se elas resistirem, será que os vendedores resistirão? Imaginem se as lojas se tornarem em apenas uma grande vitrine, onde você pode ver o produto e compra-lo em um terminal...ali mesmo (Se não quiser comprar de casa!! ) E mais!! Imagine produtos os quais podem ser “impressos” em impressoras 3D? Por exemplo, um vaso, um quadro, um objeto qualquer de decoração, uma roupa personalizada ou até mesmo uma prótese!! (Sim, uma prótese de perna, braços...etc.)
Inúmeros exemplos poderiam ser colocados aqui, mas o objetivo não é fazermos um livro, e sim abrir uma discussão sobre o tema...
O que será da minha carreira em 20 anos?? Que mudanças ocorrerão? Quais as possibilidades novas poderão surgir? E onde estaremos?
A partir daí, é com vocês!!!
Curtam, Compartilhem e Vamos ver o que temos a somar!!
Abraços
André Machado