O que eu aprendi com a Copa do Mundo
A copa do mundo está na sua vigésima primeira edição e começou há cerca de uma semana atrás na Rússia. Eu estava exatamente no salão de beleza esperando o atendimento da cabeleireira quando ouvi a notícia pela TV do primeiro jogo e confesso que levei um baita susto.
Engraçado foi a reação do pessoal olhando pra mim desacreditados por eu estar "por fora" daquela notícia, e na sequência até eu caí na gargalhada observando a profundidade da minha desconexão.
Há alguns meses fui desafiada em um módulo do curso Moving Up a fazer um período da chamada "dieta de notícias".
Você pode não se dar conta, mas diariamente ficamos buscando informações além daquelas que já nos são apresentadas em vários canais de comunicação. Acreditamos que é preciso saber tudo o que está acontecendo em tempo real, e até perdemos a sensibilidade de averiguar se a notícia é de fato verdadeira. O que? Sim! Tem "fake news" aos montes por aí e muita gente acreditando.
Redes sociais, whatsapp, televisão, rádio, revistas, podcasts, e-mail e por aí vai. Informação gratuita ou patrocinada chegando até você 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana.
Toda essa overdose gera a chamada Obesidade Mental.
Nela está a incapacidade de pensar e agir, mediante toda a informação desenfreada que é recebida sem filtro ou questionamento. Com ela chega a falsa impressão de que existe o domínio de todos os assuntos, quando o que existe na verdade é uma 'sabedoria' rasa e pré-estabelecida pelos algorítimos que você na maioria das vezes desconhece.
Pra entrar na onda da "dieta de notícias" não foi simples. Tive que condicionar o meu cérebro teimoso a parar de ler tudo o que vinha pela frente, deixei de seguir muitas fanpages e artistas (e nessa que eu percebi que 90% da minha timeline era irrelevante!), parei de ouvir o noticiário no rádio e de ler artigos desnecessários, tirei também as notificações do celular. Com o passar dos dias percebi que existe uma vida além disso tudo!
O que era de fato muito importante chegava até mim, sem precisar acessar os meios convencionais.
Tim Ferriss cita este assunto no livro "Trabalhe 4 horas por semana" e reforça o quanto essas atividades nos distraem e tiram o foco, diminuindo consequentemente os nossos resultados e ganhos financeiros. Ele vai além, e questiona até o modo como você usa o seu e-mail e o telefone fixo e celular; a fim de otimizar a gestão do tempo.
Hoje essa dieta faz parte do meu dia-a-dia e incorporei esse 'filtro' com muita alegria. Tenho mais tempo para as atividades que realmente importam e geram valor.
Nada contra aqueles que são admiradores da Copa do Mundo; mas o meu aprendizado é que enquanto as bolas rolam nos gramados, eu escolho manter o foco em me tornar a minha melhor versão e assim ajudar a mudar o meu país e o mundo.
Eu te desafio a fazer essa dieta nos próximos 7 dias. Bora?
Depois volta aqui nos comentário e me conta o que achou.
#produtividade #gestaodotempo #dietadenoticias #copadomundo
Autor de 4 livros, investidor e "o louco" do podcast "a Ave Rara..."
6 aLeticia, estive para não clicar neste seu artigo por causa da foto mas... ainda bem que decidi ler! Que artigo fantástico! Parabéns. Há alguns anos que também não tenho notificações, não vejo noticiário e também não sei falar de futebol (nunca soube), porque não conheço as equipas nem vejo jogos. Sou grande fã do Tim Ferriss e sigo várias dicas dos livros dele para trabalhar diariamente na melhor versão de mim próprio... é isso que me faz acordar de manhã! Obrigado pela partilha.
Gerente | Atendimento e Venda Consultiva | Treinamento e Desenvolvimento | Gestão de Pessoas | Experiência do Cliente | Analise de Indicadores | Inovação e Criatividade | Comunicação | Diversidade e Inclusão
6 aParabéns Leticia!!! Texto incrível... Ótima proposta!
Gerente de Contas | Diretor Comercial | Gerente Geral | Head Comercial
6 aMuito bom Leticia thinking further!
gerente na flocos de chocolate
6 aLeeeeeeeeeeeeee, você é FODAAAAAAAAAAA! Vai ter um capítulo sobre você no meu livro! Hahahahahaha