".....O que fazemos na empresa, ecoa no resultado final..."
Para o bem ou para o mal, no dia a dia das empresas, nossas ações refletem no resultado final. No filme "O Gladiador" em uma de suas cenas épicas, o comandante das tropas romanas, em seu discurso fala :
" .....O que fazemos na vida ecoa por toda a eternidade .....!!!
Se no campo pessoal essa é uma frase impactante, imaginem no âmbito dos negócios. Nossas atitudes, ações e caminhos irão impactar em um resultado, de forma individual ou coletiva, e isso esta diretamente relacionado a lucros.
Um bom gestor levará suas equipes para vitórias, ações positivas e resultados expressivos, agregará valor no produto final. Já o mal gestor, demandará retrabalhos, baixa produtividade, índices altos de insatisfação e como consequência direta prejuízos.
Não basta um conhecimento exponencial, sem ter aptidões de um líder, sem saber que os resultados finais são o somatórios de trabalho, conhecimento do "negócio", planejamento e visão holística são alguns dos requisitos para se trazer vitórias, mas há dois que são preponderantes : Liderança e Vivência.
Ser líder, que em sua origem etimológica nos leva :
Do Inglês LEADER, guia, chefe, do Inglês arcaico LAEDAN, guiar, chefiar, do Germânico LAITHJAN, chefiar, daí vieram nossas palavras “liderar” e líder”. A palavra líder de origem celta, tem como significado, o que vai na frente.
Em sua ancestralidade o termo era usado para o condutor, aquele que ia na frente. Essa pessoa tinha que dar o "compasso" da caminhada. Não podia ir muito rápido, nem muito devagar, pois a rapidez era prejudicial aos idosos e crianças e a vagareza angustiava os jovens e os mais preparados. Desta forma ao dar o "caminho" o líder antes de mais nada, analisava a composição da equipe, idade, sexo, percurso, tempo, mantimentos e número de pessoas. Esse planejamento logístico no final repercutiria no sucesso ou não da caminhada.
Já a vivência, e essa em minha opinião pessoal é muito mais que diplomas e títulos, é o conhecimento intrínsico que só o tempo nos dá. É a sabedoria da hora de atacar ou de recuar, era para os que iam na frente o saber de quando forçar o ritmo, quando ir devagar, onde parar. Mas que analogicamente, pode-se comparar a um motorista recém aprovado no teste do DETRAN, o fato de ter a CNH não lhe dá a experiência suficiente para dizer que o mesmo é um bom motorista.
A vivência, repercute diretamente no sucesso e no fracasso. No caso em questão, o general romano sobreviveu aos contratempos do destino, por que na aridez dos campos de batalha ganhou vivência. Para sobreviver usou todo seu conhecimento de vida, de batalhas, de planejamento e de liderança para sobressair nas "Arenas da Vida" .
Todos esses aspectos juntos, repercutem diretamente ou não em resultados, quer eles sejam positivos ou negativos. Não há fórmula do sucesso ou do fracasso, hoje você pode ser rei, mas o destino é muitas vezes implacável, há sim um eterno aprendizado. Temos que constantemente estar "lapidando nossa pedra bruta" e entendendo que para cada ação, há uma reação.
Pense nisso.....
Por Rosaldo Bonnet ( Administrador e Livre Pensador )