O que fazer em 1 dia em Madrid, na Espanha
Ju Fernandez - LinkedIn Creator, Mentora e Cofundadora da Mentoring Academy

O que fazer em 1 dia em Madrid, na Espanha

Está pensando em conhecer Madrid, a capital da Espanha, mas só tem um dia livre no seu planejamento de viagem e acha que não vale a pena porque é pouco tempo para conhecer a cidade?

Então já pode mudar esse pensamento porque dá sim para conhecer as belezas da cidade e vou lhe contar o roteiro que fiz para conhecer lugares incríveis em apenas 8 horas para lhe ajudar a aproveitar a sua liberdade geográfica pelo mundo. 

Não sei como chegará na capital, se vai ser pelo aeroporto, de carro ou de trem. Mas se chegar de trem, como eu fiz, pode seguir exatamente a ordem dos lugares que vou compartilhar aqui abaixo que vai ser sucesso.

Por que cheguei de trem? Porque estava em Málaga, uma praia da Espanha que fica a quase 3 horas de Madrid. O valor de ida de trem custou 80,50 euros e o que eu peguei chegou exatamente às 11h na estação de Madrid.

Estação de Trem em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Não queria perder tempo, então assim que pisei na cidade peguei um Uber em direção ao primeiro ponto do meu planejamento.

Siga-me no Instagram para acompanhar diariamente minhas experiências e dicas pelo mundo, clique aqui

Lugares para conhecer em 8 horas em Madrid

360º Rooftop Bar

O 360º Rooftop Bar fica no Hotel Riu Plaza España e vai fazer com que tenha um excelente primeiro contato com Madrid por meio da melhor vista da cidade

Hotel Riu Plaza España – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

O 360º Rooftop Bar fica na Maestro Guerrero, a rua atrás o hotel, então se você colocar o Riu Plaza España como ponto final do aplicativo e parar na frente do hotel, não se desespere, só dê a volta na quadra, não tem erro.

360º Rooftop Bar – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Para subir até um último andar para ter acesso a essa vista, eles cobram 10 euros por pessoa, mesmo que você não vá lá para comer ou beber. Mesmo tendo valor de entrada, recomendo ir e sugiro ir logo no início do dia por causa do movimento, principalmente se você quiser tirar foto nessa parte aqui. A fila é bem grande.

360º Rooftop Bar – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Como tinha mais lugares para conhecer, desisti de ficar esperando que ia ficar ali pelo menos uma hora. Mas se você for ficar mais tempo na cidade e tiver paciência, vale a pena.

Estátua do Dom Quixote

Logo em frente ao Hotel Riu tem a Plaza de España com a estátua do Dom Quixote.

Estátua Dom Quixote em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

A estátua é uma homenagem a um dos personagens literários mais icônicos da literatura mundial: Dom Quixote de La Mancha, o famoso cavaleiro errante criado pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes no século XVII. A escultura mostra Dom Quixote montado em seu fiel cavalo Rocinante e acompanhado pelo seu leal escudeiro Sancho Pança, e representa muito mais que uma bela obra de arte, é símbolo da imaginação, da busca por ideais e da força da narrativa que transcende fronteiras e gerações.

Jardines de Sabatini

Caminhando mais um pouco, você já dá de cara com o Jardines de Sabatini um belo espaço verde que tem ótimos lugares para tirar foto.

Jardines de Sabatini em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju
Jardines de Sabatini em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju
Jardines de Sabatini em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju
Jardines de Sabatini em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Batizados em homenagem a Francesco Sabatini, um arquiteto italiano que trabalhou no Palácio Real, os Jardines de Sabatini são conhecidos por seu design geométrico, com parterres  alinhados, elegantes canteiros de flores e por oferecem uma fuga serena do ritmo agitado da capital espanhola.

Além da paisagem encantadora, os jardins oferecem uma vista magnífica do Palácio Real de Madrid, o que os torna um local popular para tirar fotos e apreciar a majestade da arquitetura real.

Palácio Real de Madrid

Um pouco mais a frente do Jardines, tem o Plaza de Oriente e ali você vê o Palácio Real de Madrid. Se chegar nessa parte da cidade por volta das 13 horas, recomendo ficar um tempinho na frente e esperar para ver a troca da guarda do palácio.

Palácio Real de Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

O Palácio Real é um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade, um símbolo da monarquia espanhola e sendo considerado um dos maiores palácios reais a Europa, com mais de 3 mil quartos. Localizado no coração de Madrid, é uma obra-prima arquitetônica que mistura estilos neoclássico e barroco, e é considerado oficialmente a residência do rei da Espanha, porém atualmente é mais utilizado para cerimônias oficiais, recepções e eventos de Estado, já que a família real espanhola reside em outro palácio mais modesto, o Palácio da Zarzuela.

Nessa hora já estava com fome, então comecei a andar em direção ao Mercado San Miguel, outro ponto turístico super famoso. Acabei indo por um caminho em que passei por esse lindo jardim.

Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Mercado San Miguel

Quando enfim cheguei, deu pra ver que o “super famoso” era verdade.

Mercado San Miguel em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

O Mercado de San Miguel é um icônico mercado gastronômico localizado no centro histórico da capital da Espanha que foi construído em ferro e vidro no estilo arquitetônico do início do século XX, oferece uma experiência única de compras e degustações.

Mercado San Miguel em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

O Mercado é conhecido por oferecer opções de comida pronta para comer. Há uma grande variedade de barracas e pequenos restaurantes que oferecem pratos tradicionais espanhóis, como tapas, paella, croquetes, presunto ibérico, frutos do mar frescos, churros, sorvetes, vinhos e muito mais.

É um excelente lugar para comer degustando a culinária espanhola e a cultura local, porém, dependendo do dia fica lotado de gente. Quando fui, por exemplo, estava muito cheio porque era feriado na região, então só dei uma passadinha por dentro para conhecer.

Plaza Mayor de Madrid

Enquanto procurava um lugar para comer aproveitei para passar já na Plaza Mayor outro ponto super conhecido, ali tem várias opções de restaurantes caso não queiram comer no Mercado.

A Plaza Mayor é uma das praças mais icônicas e emblemáticas da cidade, sendo é cercada por edifícios de três andares com varandas de ferro forjado, formando um espaço quadrado impressionante que é um ponto focal importante tanto para moradores quanto para turistas.

Plaza Mayor em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Tem uma longa história que remonta ao século XV, quando era originalmente chamada de “Plaza del Arrabal”. A estátua equestre de Felipe III que fica no centro da praça é um ponto de referência que representa o monarca que desempenhou um papel fundamental em sua transformação.

Plaza Mayor em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Ela abriga cafés e restaurantes ao longo das arcadas, onde você pode saborear a culinária espanhola e desfrutar de uma refeição ao ar livre. Porém, acabei parando para comer fora da Plaza, em um restaurante em uma ruazinha mais calma. Pedi uma salada de salmão que estava uma delícia e antes de vir a salada eles trouxeram essa entradinha que parecia um cachorro-quente.

Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Assista ao vídeo para descobrir o que eu achei que fosse o prato assim que chegou na mesa 🙂

Parque de El Retiro

Após o almoço, caminhei em direção ao Parque de El Retiro – um parque enorme que super recomendo ir porque dá acesso a uma das vistas mais bonitas de Madrid, sendo um dos espaços verdes mais famosos e amados da cidade.

Parque de El Retiro em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju
Parque de El Retiro em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

O parque abrange uma vasta área, oferecendo espaços para piqueniques, caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Uma das características mais icônicas é o Grande Lago, onde você pode alugar barquinhos para navegar nas águas serenas, enquanto aprecia a vista do Palácio de Cristal, outra estrutura notável no parque.

Parque de El Retiro em Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Até aqui, fiz tudo a pé, não precisei pegar Uber, metrô ou ônibus.

Estádio do Real Madrid

Mas ainda tinha um tempinho até o horário do meu trem de volta para Málaga, então resolvi pegar um Uber e ir até o Estádio do Real Madrid, que fica um pouquinho mais afastado da parte mais turística. Infelizmente o Estádio não está tão atrativo assim porque está em reforma e está assim por fora, mas o tour acontece normalmente.

Estádio do Real Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Então caso queiram fazer o tour, o que recomendo é que comprar o ticket antes de chegar lá porque se deixar para comprar na hora às vezes não consegue ir junto com toda a família porque tem um ticket em cada horário.

Estádio do Real Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Para voltar para a estação de trem, peguei um metrô.

Metrô Estação Santiago Bernabeu Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Às 19h24, já estava sentada com meu café esperando o trem dar partida, feliz da vida com os locais que conheci.

Estação de Trem de Madrid, Espanha – Fonte da Imagem: Acervo Pessoal Soulju

Como sempre digo em minhas mentorias e conteúdos que partilho, planejamento é tudo, seja na sua viagem, na sua carreira e na sua vida.


Se quiser acompanhar mais dicas e temas como esse, convido você para assinar minha newsletter, me seguir no Instagram e também se inscrever no meu canal no YouTube, o Soulju.

Sou Ju Fernandez, LinkedIn Creator, cofundadora da Mentoring Academy, empresária, jornalista, produtora de conteúdo (como este curso), mentora de profissionais em quatro continentes que buscam ter liberdade profissional.

Você também pode acessar esse conteúdo no Medium ou no site Soulju.


Letícia Rodrigues

Psicóloga |Construindo carreiras com equilíbrio emocional | Top Voice Soft-Skills | Inteligência Emocional | Autoconhecimento | Saúde Mental nas empresas | Comunicação Assertiva | Desenvolvimento de Líderes

1 a

Adorei esse tour Ju Fernandez, MSc (Canal Soulju) , já me deu vontade de ir.

Francisco Correa

Administrador | ME - Ministerio da Economia

1 a

👏👏👏👏

Jose Luiz Landeiro

Médico, Empreendedor, Executivo em Saúde

1 a

Resumo show!!

Ricardo Dalbosco ∴

Palestrante | Mentor de Marcas pessoais para carreiras de sucesso | LinkedIn Top Voice e Creator | CEO | Escritor Best Seller | Conselheiro | Personal Branding | Docente | Doutorando | Colunista | Embaixador de marcas

1 a

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos