O que fazer nas férias?
É comum o anseio pelas férias. Boa parte das pessoas possui uma educação laboral precária e leva a questão com negligência. As férias, de outro lado, são importantes mesmo para quem possui uma boa agenda e leva a sério o trabalho, buscando crescimento pessoal e financeiro igualmente.
Porém, as férias são um momento do qual muitas pessoas voltam dizendo: "preciso tirar férias das minhas férias". Porque isso ocorre? O motivo mais óbvio é, por incrível que pareça: as pessoas não sabem aproveitar as férias. Muitos, nem sequer conseguem refletir sobre o que "férias" significa.
A maior parte das vezes em que digo que vou tirar férias me perguntam: "vai viajar"? Boa parte das vezes digo: "não". Férias se tornou um sinônimo de viagem em nossa cultura, porém isso esconde falta de percepção da população sobre seu próprio corpo. Viagens são eventos estressantes - a não ser que você vá para um SPA com o intuito de relaxar. Assim sendo ir viajar como um sinônimo de descansar é a pior escolha possível.
Ocorre que as pessoas quando estão em férias quebram suas rotinas das mais variadas formas: comem e bebem muito mais, alteram sua rotina de sono e atividade, saem do lugar onde estão acostumados a viver. Tudo isso não relaxa o organismo, estressa. Pode ser prazeroso, sim, mas, igualmente estressante.
Veja, nada tenho contra viajar, eu também faço isso nas minhas férias. Porém a reclamação das pessoas é o cansaço pelo tempo de trabalho. A questão é: a programação feita para as férias revigora o organismo? Não. É o que ouço praticamente todo Fevereiro e todo Agosto em consultório. Poucas são as pessoas que criam um equilíbrio saudável onde conseguem conhecer lugares novos e também se dão um tempo para revigorar o organismo.
Então deixo aqui um lembrete importante: entenda o que seu corpo precisa quando você fala em "férias". É importante saber quais atividades te revigoram, quais te cansam e estressam. Férias, afinal de contas, é um período livre de trabalho no qual você FAZ O QUE QUER FAZER. Não "tem que" viajar porque senão você "perdeu suas férias". É algo para cuidar de nós mesmos e não para nos sujeitar a outro tipo de demanda consumista. Suas férias são suas, aproveite elas da melhor maneira para você.