O que fazer para dua startup/empresa não virar estatística?

Na segunda-feira (16) tive a oportunidade de trocar um papo e contar um pouco sobre a Maestria Treinamentos com os pré-incubados da Impulso (incubadora de empresas da UFTM).


Ficou ao meu dispor escolher o tema e assim foi feito. Escolhi: "O que fazer para sua startup/empresa não virar estatística".


Estatística essa que no Brasil é desfavorável. Segundo a StartSe, quase 80% das startups no país, depois de 5 anos, não sobrevivem mais.


Hoje a Maestria, caminhando ao seu 3 ano de existência segue a passos firmes.


Na palestra ressaltei 3 grandes pontos que considero (pela minha pouca experiência na Maestria) os mais importantes para sua ideia não morrer na praia.


- Foco: você não vai conseguir deslanchar (se você for uma pessoa normal) sua ideia tendo outras ideias e trabalhando em várias ao mesmo tempo. Ressaltei que a Maestria só começou a crescer quando eu e meu sócio Bruno Furini formamos, e assim pudemos dar 100% de nós no projeto.


- Equipe: Se você quer ir rápido vá sozinho, mas se quer ir longe vá acompanhado (de preferencia bem acompanhado). Você deve olhar, principalmente para seu sócio e pensar: "Será que se esse cara receber uma proposta melhor de outra empresa ele vai largar o projeto?". Se sua resposta for sim, é melhor tomar uma atitude, porque lá na frente alguma coisa dará ruim, ou seu projeto ou seu relacionamento com sua sociedade. O resultado não virá a curto prazo, é bom você e seu(s) sócio(s) ficarem conscientes disso.


- Vendas: sugeri que as equipes "larguem mão" de canvas, planos de negócios e afins. Quando você usa muito tempo para planejar geralmente seu executation (mão na massa) vai lá para baixo. Se você não vender (ganhar dinheiro) com sua ideia, a mesma não irá sobreviver. No começo, é bom você "tocar o f*da-se" e tentar vender sua ideia, e de preferencia sem investimento, assim se você fizer cagada (que é normal no processo) você perde o mínimo possível de dinheiro. Pense em planejamento estratégico, VVM, canvas, planos de negócio e etc depois que tiver uma carteira de clientes.


Essas foram minhas sugestões. Se dá certo ou não, não sei, para mim deu. Abraços.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos