O que foi o StartupWeekend pra mim?
@thigimenesfoto por @636films

O que foi o StartupWeekend pra mim?

Não por acaso, minha primeira participação aconteceu no primeiro destes eventos voltado pra negócios de Impacto Social!

Conheci o evento através da Aporé, negócio social fantástico da linda da Ana com outras mulheres tão maravilhosas quanto. Chegou na minha timeline em um momento pessoal de mudança de foco. A wokaholic aqui quer buscar outras motivações fora do trabalho (mesmo e provavelmente envolvendo outro trabalho).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E então mudar o mundo parece um bom convite não é?

Cheguei ao Insper na sexta-feira com poucas expectativas, não tinha nenhuma idéia, nenhum foco, nenhuma dor específica que eu desejasse trabalhar. Me aconcheguei e abri o coração para as 47 idéias apresentadas. Quanta gente maravilhosa, com idéias fantásticas, com um brilho no olho e a vontade de mudar o mundo.

Escolhi minhas três preferidas: educação, mercado de trabalho, acesso a informação.

Após a finalização, grupo escolhido, aquele tchau tímido e a ansiedade de começar a desenvolver o negócio.

8:00 AM do Sábado: o café já foi uma grata surpresa: Mulheres do G.A.U, negócio social de culinária e agricultura orgânica é o nosso fornecedor de refeições do final de semana. Os dez mentores incríveis foram apresentados: Gustavo Marui, Pablo Camilli, Anderson Veridiano, Paula Marques, Daiane Almeida, Barbara Ladeia, Lucas Harada, Rui Lira, Itala Herta, Miguel Da Hora, Maria Clemente, e o frio na barriga começou.

Fomos direcionados para os espaços incríveis do Insper e começamos a discutir nosso problema: será que o que pensamos faz sentido? quem seria nosso cliente? pra quem a gente deveria perguntar? o que a gente deveria perguntar? Questionário feito e fomos pra rua. Objetivo: entrevistas jovens de bairros de baixa renda.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Experiência incrível!

Passei 7 anos da minha vida viajando quase todos os finais de semana para entrevistar pessoas pelo interior paulista e nada se compara aos 90 minutos que ficamos nas ruas buscando garotos e garotas e perguntando seus sonhos e dificuldades. Voltamos para o almoço delicinha e então: solução + MVP.

Cabeça fervilhando: como atingi-los, como fazer os olhos brilharem, como conseguir mentores, e COMO CONSEGUIR DINHEIRO? Monetizar, monetizar, monetizar. A lição principal do final de semana é como fazer o seu negócio social não ser uma ong, ou seja, não sobreviver de doações. Questionamentos dos mentores deixavam-nos confusos, nervosos, raivosos e empolgados novamente. Conseguimos definir um MVP e fomos tentar descansar!

8:00 AM do Domingo: Começo a disparar nosso MVP em grupos e amigos buscando clientes, todos da equipe começam a pensar na validação da monetização. Vamos venderrrrr!!!!! Parte da equipe colhendo os dados, parte montando o Pitch, parte montando a apresentação.

11:30 AM: Pré-pitch! Feedback foi ótimo...bora correr para ajustar e decorar! Pausa pro almoço, volta correndo!

16:00 PM: Entrega da apresentação....começa o frio na barriga, misto de sensação de conseguimos com será que foi mesmo?

17:00 PM: Conhecemos nossos jurados e as apresentações começam, somos os últimos! SE-NHOR o que foi que vivi em duas horas. Ver tudo o que aquela galera fez foi uma catarse! Uma conexão com algo divino. Os projetos eram excelentes, os resultados impactantes, e eu só conseguia sentir gratidão por estar ali. Ao final das apresentaçóes tivemos um momento de conexão com nós mesmos e ao olhar pelo meu portão (sorry, apenas entendedores, entenderão) eu só via uma galera de laranja. Era um misto do paraíso dos folhetos religiosos com uma galera sorridente e animada fazendo as coisas acontecerem. Meu coração se acalmou, anjos existem.... e alguns deles trabalham incansavelmente pensando em fazer o bem!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O que se vive em um Startup Weekend é realmente intenso, produtivo e prazeroso. O processo está desenhado de maneira tão organizada, que a certeza que tudo dará certo fica assoviando em nossos ouvidos!

Um obrigada especial para Renata Sampaio, líder da organização deste evento! Obrigada por isso e por tudo!

Tirando o tema mais lindo do mundo dessa edição, o aprendizado das 54 horas é inspirador para todos que têm o sonho de empreender e também para os que gostam de negócio, de criar e de realizar! Tem uma fila de eventos acontecendo esse ano e você pode acompanhar todas as próximas edições por esse link.

Sheyna Adamo Attar

Produzo evento, social e corporativo, lido com os fornecedores. Qualifico leads e agendo reuniões / Pré-vendas / SDR. Aplico treinamentos para vendas. Monto a estratégia de comunicação, branding, mkt e mídia. Projetos.

5 a

Que demais viver as nossas experiências! Aproveitando, sentindo e sendo grata! 🙏

Vitoria Dantas

Employee Engagement & Experience | Training Specialist | Project Manager | Learning and Development | Customer Success

5 a

Muito legal Ari, deu para sentir pelo seu texto que foi uma baita experiência!

Larissa Nishimoto

Coordenadora de Sucesso e Experiência do Cliente | Gestão de Contas | Estruturação de processos | Melhoria Contínua | Gestão de Pessoas | Gestão Operacional

5 a

Que incrível, Ari! Obrigada por compartilhar essa experiência incrível. 

Thiago Dias

Researcher at Advanced Energy Storage Division - UNICAMP | SOFC | Supercapacitors

5 a

Ari!! Que intenso heim!! Oportunidade linda!! Não sei explicar, mas fiquei emocionado quando vc narrou "Questionário feito e fomos pra rua."Logo vc que fez isso tantas vezes né. Parece que as peças do quebra-cabeças vão se encaixando. Você é determinada e o universo de ótimas possibilidades está se abrindo para vc! Grande uta!!  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos