O que influencia o valor do imóvel?
Se você está buscando apartamentos ou casas para comprar, já deve ter reparado que o valor do imóvel varia bastante. Opções em uma mesma região ou apartamentos em um mesmo condomínio podem ter preços distintos.
O mercado imobiliário tem diversas interferências e, por isso, geralmente o preço é afetado por elas. Entender quais são essas influências ajuda a tomar uma decisão racional e saber se está fazendo a escolha certa na hora de realizar uma aquisição.
Quer saber quais são os principais fatores que influenciam o valor do imóvel? Então continue a leitura.
Saiba os fatores que influenciam o valor do imóvel
Algumas pessoas acreditam que o que determina o preço de um apartamento ou casa é a Lei da Oferta e Procura: quanto mais interessados em comprá-lo, mais caro será. No entanto, não é tão simples quanto parece, existe um conjunto de fatores que podem tanto valorizar quanto depreciar um imóvel. Confira:
Localização
A localização é um dos itens que mais influenciam o preço de uma residência, ela influencia 25% do seu valor. Se estiver próxima a universidades, supermercados, hospitais, comércio e meios de transporte, mais valorizada será.
Perto da moradia existem opções de cultura, restaurantes, padarias, farmácias e escolas? Se sim, o valor do imóvel é maior. Mas residências em bairros mais calmos e sem agitação também podem ser mais caras.
A expectativa de crescimento da região é outro ponto importante, principalmente se houver o planejamento de obras de infraestrutura para o local ou a construção de condomínios e empreendimentos de luxo.
Área de lazer
Com a correria do dia a dia, as pessoas têm cada vez menos tempo livre para sair de casa, especialmente se precisarem de grandes deslocamentos. Por isso, residências que ofereçam opções de lazer, como salão de festas, um quintal grande e varanda ampla, com certeza terão um preço mais alto.
Entre os fatores que influenciam no valor do imóvel, estão: possuir espaço gourmet, piscina, quadras de esportes, playgrounds, entre outras vantagens.
Segurança
Esse é outro ponto com muita influência na valorização, ele contribui em 15% o aumento do preço das moradias. Com a alta da criminalidade de um modo geral, esse quesito é cada vez mais importante para quem procura um local para morar.
Por esse motivo, residências que ficam em condomínios fechados com um sistema de segurança tendem a ser mais caras. Contudo, se, além dessa vantagem, o imóvel for localizado em um bairro considerado seguro, o seu preço sobe ainda mais.
Credibilidade da construtora
A credibilidade da construtora responsável pelo projeto também influencia no seu preço. Com tantos golpes e promessas falsas que acontecem no segmento, empresas sérias e de confiança garantem mais procura pelos seus serviços, o que também valoriza o imóvel.
Recomendados pelo LinkedIn
Vale ressaltar que, muitas vezes, é preferível pagar mais caro para uma construtora de boa reputação, para isso, pesquise e procure referências sobre a empresa. Quando falamos em credibilidade, também estão incluídos a qualidade dos serviços, o respeito pelo prazo de entrega, a desburocratização de processos e o respeito pelo cliente.
Estado de conservação
Em casas ou apartamentos seminovos, a conservação é uma característica importante, que fará com que o preço da residência seja mais caro ou mais barato. Ao realizar a visita ao local, avalie a infraestrutura e os acabamentos. Entre os itens a serem avaliados, estão:
– Pintura;
– Instalações elétricas e hidráulicas;
– Acabamentos;
– Condições das paredes;
– Condições da fachada.
Um apartamento que não apresenta um bom estado de conservação, com certeza precisará de reformas futuras. Sendo assim, se está avaliado em 800 mil reais, mas sua reforma custará 100 mil reais, um interessado consegue comprá-lo por 700 mil reais.
A idade também conta para a avaliar o valor do imóvel. Se por um lado os mais antigos podem ser valorizados porque costumam ser mais bem divididos e maiores, por outro lado, podem perder por causa da má conservação das suas dependências.
Padrão do imóvel
O padrão do imóvel é um item que influencia totalmente no preço de venda. Geralmente, os apartamentos ou casas de luxo são mais sofisticados e contam com detalhes exclusivos, como iluminação interna e externa, isolamento acústico das paredes, decoração personalizada, etc, e isso aumenta o valor do imóvel.
Além disso, em uma residência de alto padrão, a fachada costuma ser bem projetada e atraente. Se é esse tipo de moradia que você procura, defina o tipo de acabamento da sua preferência para que possa encontrar uma residência de acordo com seu gosto.
O fato do local ter ou não varanda, uma vista bonita e o número de banheiros também conta para definir o padrão da moradia.
Agora que você já sabe o que influencia o valor do imóvel, fica mais fácil decidir se o preço que está pagando é justo, e ainda, se vale a pena realizar a compra como forma de investimento.
Você pode calcular o preço de venda do seu imóvel em nossa calculadora virtual. Continue acompanhando outras dicas e conteúdos como esse em nosso blog.