O que já sabemos sobre a âncora fiscal de Haddad
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

O que já sabemos sobre a âncora fiscal de Haddad

Não é comum comer pipoca logo cedo, mas é melhor já separar o milho, o óleo e a panela. Também vale pipoca de microondas. Doce ou salgada? Fica a seu critério. O importante é não perder nenhum lance das notícias vindas de Brasília nesta quinta-feira.

O dia começou com o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Brasil. Seus apoiadores queriam-no carregado nos braços de uma multidão. Os opositores preferiam vê-lo algemado. Pelo que se observa até agora no aeroporto de Brasília, ambos os públicos sairão frustrados.

Mas a volta de Bolsonaro depois de três meses longe do Brasil deve ficar em segundo plano ainda pela manhã. Está marcada para as 10h30 a apresentação da proposta da regra fiscal que sucederá o teto de gastos.

A nova âncora fiscal será apresentada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele estará acompanhado da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Em linhas gerais, a regra fiscal prevê uma ação gradual por meio da qual o déficit primário seja zerado em 2024. Pelo restante do mandato de Lula estão previstos superávits primários de 0,5% do PIB em 2025 e 1% em 2026. A projeção de rombo fiscal em 2023 é de déficit de 1% do PIB.

Já o controle de gastos será feito por meio de uma regra segundo a qual a despesa vai poder crescer no máximo ao equivalente a 70% do aumento das receitas do governo. Isso se o resultado primário for cumprido. Em caso de descumprimento das metas primárias, a expansão das despesas ficaria limitada a 50% do aumento da arrecadação.

O projeto prevê "gatilhos" de ajuste para o caso de descumprimento da trajetória prevista. Ao mesmo tempo, haveria uma trava para impedir aumento de gastos mais acelerado quando houver expansão significativa na arrecadação.

Isso é o que sabemos até agora. Mais detalhes serão conhecidos na entrevista coletiva de Haddad. Lembrando que a proposta ainda precisa passar pelo Congresso e pode ser alterada no processo.

Apenas meia hora depois do início da explanação de Haddad, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, concederá entrevista coletiva na sequência da divulgação do Relatório Trimestral de Inflação.

A gente certamente quer ouvir tudo o que ambos têm a dizer sobre a âncora fiscal. Um deles podia adiantar sua coletiva para as 10h, o outro atrasar a sua para as 11h30. Ao que tudo indica, porém, vai ficar tudo encavalado mesmo. Mas a gente se vira.

Enquanto você aprecia sua pipoca, o Seu Dinheiro estará aqui a postos para trazer a melhor informação disponível no momento em que ela acontecer.

O que você precisa saber hoje

QUEBRADEIRA

Além da Americanas (AMER3): Veja cinco marcas emblemáticas que pediram recuperação judicial ou falência em 2023. Enquanto o caso da varejista é bastante particular, os outros episódios têm mais relação com a situação macroeconômica do Brasil.

FII NO PREGO

Justiça autoriza a penhora das cotas do fundo imobiliário que detém 50% do Shopping Eldorado para pagamento de dívida com o Banco Santos. A massa falida da instituição financeira, que quebrou em 2005, cobra dívida da família Veríssimo.

IR 2023

Saiba como declarar dependentes no imposto de renda. Ganhos e despesas de dependentes também devem ser declarados. Confira como incluir todas as informações da forma correta na sua declaração.

ESTRADA DO FUTURO

Fraude ou erro? O caso da empresa do fundador do Twitter traz uma verdade amarga para quem aposta contra as ações. Ações da Block, criada por Jack Dorsey, ex-CEO da empresa de mídia social, despencaram após acusação de ser infestado de contas falsas.

O MUNDO EM RISCO

Guerra nuclear bate à porta: EUA admitem pela primeira vez na história que podem entrar em conflito atômico com China e Rússia. O porta-voz da mensagem foi o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos, o principal general do país.

DIÁRIO DOS 100 DIAS

Dia 88 | O martelo está batido: Lula dá aval e arcabouço será conhecido hoje. As linhas gerais da nova regra fiscal que vai substituir o teto de gastos já foram divulgadas. Confira o que vem por aí.

Uma boa quinta-feira para você!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos