O que Jobs ensinou com o iPod que você e sua empresa ainda não aprenderam sobre Inteligência Artificial

O que Jobs ensinou com o iPod que você e sua empresa ainda não aprenderam sobre Inteligência Artificial

"O iPod foi projetado para todos, desde aqueles com mais aptidão tecnológica até os que nunca o usaram; foi pensado para ser utilizado sem precisar pensar". Pois é, meus caros colegas, chegamos ao ápice da tecnologia da Inteligência Artificial, e o que Jobs disse ressoa em minha cabeça quase como um tormento diário.

Tormento esse ao ver as péssimas soluções adotadas pelas empresas a custos astronômicos, ou os diversos gurus e especialistas de IA dando seus pitacos sobre como você pode render mais. Quando criança, havia uma brincadeira na qual dizíamos que o segredo do sucesso era vender água em pó: basta adicionar um pouquinho de água e pronto, você teria água. O tormento vem ao entender que o "ser usado sem precisar pensar" a que Jobs se referia não era sobre o conteúdo musical do iPod, mas sobre a simplicidade em utilizá-lo.

De forma paralela, a IA vem sendo utilizada sem pensar em seu conteúdo, como se voltássemos 20 anos no tempo e colocássemos no iPod as piores MP3s do mundo. Aquelas que, em comparação, fariam até "Boate Azul" ganhar um Grammy. É o que sua empresa vem fazendo, o que você vem fazendo. A única coisa que não mudou é o preço. Da mesma forma que adquirir um iPod era para poucos, a IA infelizmente tem tido esse custo.

Mas é tudo "FREE", não é? Pois é. Mas pensar custa caro. Enfim, chegamos à era em que, sim, as soft skills se tornaram a principal característica de sucesso empresarial. Se você não sabe dar feedback, liderar, dialogar, ou pensar fora da caixa, como dizem; entender que antes de dar uma solução é preciso compreender o problema; que as AS infantis são docinhas mas pouco eficazes, como esperar que a utilização de algo tão avançado que funciona apenas na base de um comando seja eficaz?

Não existe absolutamente nada hoje em tecnologia que a IA não resolva. Estamos falando de tecnologia de ponta, desenvolvida e pronta para uso, na maior parte de forma gratuita. Porém, com um grande problema: ela funciona à base de um comando, de um prompt. Esse é o problema, não é? Não sabemos o que pedir. Como alternativa, tentamos encher nossas equipes de técnicos desenvolvendo mais tecnologia, mais funcionalidades, e cada vez mais seu NPS, seus lucros, seu CAPEX vão ralo abaixo.

Quer resolver um problema utilizando IA? Primeiro descubra o seu problema, depois consiga explicá-lo de forma que todos possam entender. Resuma isso em uma frase, escolha na prateleira infinita de soluções e pronto. Resolvido.

Adaptando o famoso ditado: diga-me quais eram suas MP3s e eu te direi quão apto para utilizar IA você está.

Uipirangi Franklin da Silva Câmara

Consultor e Gestor Pedagógico | Especialista em Ambientes de Aprendizagem | Líder em Psicologia e Neurociências | Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil | Coordenador de Cursos | Coordenador de Educação a Distância.

7 m

Excelente texto. Imprescindível.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos