O que levar em conta na hora de escolher um cuidador de idosos?

O que levar em conta na hora de escolher um cuidador de idosos?

Cuidar de um #idoso é uma responsabilidade que exige determinados requisitos. Por mais que haja muito amor e a nossa vontade seja cuidar de quem amamos, é preciso pensar em aspectos práticos do #acompanhamento, afinal, ter um idoso significa muitas vezes adaptar a rotina e a casa, literalmente falando. Não é para menos que a função de #cuidador de idosos tem ganhado cada vez mais destaque e regulamentação no mercado de trabalho, pois cuidar de idosos requer #profissionalismo e capacitação.

Isso porque, ao contrário do que é comum pensar, a tarefa não pode ser executada por qualquer pessoa. Cuidar de um idoso requer formações específicas e habilidades que são aprendidas em sala de aula. Além disso, um profissional bem treinado e com a supervisão certa irá contribuir efetivamente para uma melhor qualidade de vida do familiar, bem como com a tranquilidade dos parentes em saber que o idoso recebe os cuidados necessários.

Assim, na hora de escolher o cuidador de idoso, é imprescindível levar em conta duas palavras: profissionalismo e confiança. Entretanto, é aqui que a família se depara com um desafio: como avaliar essas habilidades? Bem, uma boa dica é deixar essa seleção e supervisão para empresas especializadas, que conhecem os critérios e pré-requisitos que devem ser avaliados.

Aqui na Azo Cuidados, por exemplo, todo cuidador passa por um rigoroso processo seletivo, que avalia desde a capacitação dos profissionais para o atendimento à análise de documentos, checagem de antecedentes criminais, bem como análise dos perfis nas redes sociais e obrigatoriedade na participação de treinamento presencial.

Para ser um profissional Azo, é necessário curso nas áreas de Enfermagem, Técnico de Enfermagem ou Cuidador de Pessoas (idosos, adultos, crianças e bebês), com experiência comprovada de no mínimo 1 ano. Caso o cuidador não possua uma formação inicial, é preciso comprovar experiência mínima de 4 anos.

Além das habilidades técnicas, também é preciso considerar o alinhamento do cuidador com a dinâmica do idoso e da família. Nós conversamos com cada família e cada profissional para indicar o profissional que mais se encaixa ao perfil familiar.

É fundamental considerar as aptidões técnicas sem deixar de lado o cuidado humanizado para acompanhar o dia de quem você ama. Dessa forma, selecionar cuidadores é um trabalho que deve ser feito com muita sensibilidade, atenção e paciência. Nem sempre a família dispõe desse tempo, especialmente quando há urgência no cuidado, seja por uma queda ou emergência médica, daí a importância de ter ao lado alguém que domine essas tarefas.

Por isso, confie em quem sabe como selecionar a pessoa mais indicada e desfrute da segurança de saber que seu familiar idoso tem os cuidados que precisa e merece.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos