O que o marketing odontológico tem de diferente?
O marketing odontológico pode ser entendido como a transformação das dificuldades em oportunidades, fazendo com que o cirurgião-dentista se destaque, atraia e retenha seus pacientes. Ou seja, é uma ferramenta que usa estratégias para divulgar o consultório odontológico ou o dentista com o intuito de atrair mais clientes, e, com isso, aumentar o faturamento da empresa/consultório.
No entanto, o marketing aplicado de algumas empresas não é o mesmo tipo de ferramenta utilizada pelo cirurgião-dentista. Mas por quê?
É muito importante que o dentista saiba as peculiaridades do marketing odontológico para que ele consiga aplicar o mesmo de uma maneira eficaz ou cobrar por um trabalho de qualidade pelas agências ou profissionais encarregados.
Fazer marketing ou propaganda de uma loja de roupas é muito mais fácil, por exemplo. Por quê? Porque as pessoas naturalmente já desejam aquelas roupas.
Mas ninguém deseja ir a um consultório odontológico. Infelizmente as pessoas determinaram uma imagem negativa do dentista devido ao medo, traumas ou até crenças. Filmes retratam cirurgiões-dentistas como se fossem sádicos e sanguinários, o que acaba servindo de verdade absoluta para aqueles que sequer tiveram alguma experiência negativa relacionada ao tratamento odontológico.
O marketing odontológico busca inverter esse conceito negativo através do estabelecimento de um objetivo, ou seja, transformar o tratamento odontológico em um desejo.
Portanto o profissional deve cuidar para divulgar somente o desejo em si, não o procedimento. Não é agradável para um indivíduo que não trabalha com sangue assistir uma cirurgia de extração de siso, por exemplo. Expliquei mais detalhadamente nesse post.
Mas não termina por aí. O cirurgião-dentista deve tomar cuidado para seguir todas as normas regidas pelo Código de Ética Odontológica (CEO). É extremamente comum encontrarmos imagens de "antes e depois" veiculadas nas mídias sociais por dentistas desavisados, pois, como sabemos, a internet virou um meio extremamente utilizado para a divulgação do seu trabalho. Para não correr o risco de passar pelas penalidades descritas no artigo 51, é importante que o dentista realize seu marketing de acordo com as regras impostas pelo CEO.
Espero que tenha ajudado!