O que muda na vida do Contador em 2016

O que muda na vida do Contador em 2016

2016 será um ano de muita atenção para os Contadores, o que passará a exigir uma atenção redobrada, inclusive para as demais profissões envolvidas no assunto, principalmente na área tributária. Entre elas está a modernização do sistema de fiscalização, que passa a valer a partir de abril de 2016; em Outubro, a área de registro profissional também sofre alterações, unificando o sistema de 27 unidades da Federação,ou seja, ao ser aprovado no Exame de Suficiência, o profissional poderá encaminhar diretamente pela Internet os documentos necessários para completar o processo de registro, já que todos os CRCs e CFC, contarão com o mesmo sistema de registro; e em dezembro do ano que vem, entra no ar o sistema de educação profissional continuada ao contador.               O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou, em novembro, a Resolução CFC nº 1492, que altera as regras para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de de Rendimentos(DECORE). Duas das mudanças, a necessidade de fazer um upload no ato da emissão da declaração e a utilização da certificação digital para a emissão do documento- só entrarão em vigor em ABRIL, segundo deliberação do Tribunal Superior de Ética e Disciplina do CFC nº 029/15, aprovada em 10/12/15.                                                                                                         Mais mudanças vem por aí, e o Contador deverá estar atendo em 2016: Alteração no prazo de entrega da escrituração Contábil Fiscal(ECF) e os sublimites que deverão ser adotados pelos estados para recolhimento do ICMS.    É preciso estar atendo ao preenchimento do livro caixa(registro P020), que passa a ser obrigatório no ano-calendário de 2016 para as PJ optantes pela tributação do Lucro Presumido que validam a prerrogativa prevista no parágrafo único do artigo 45 da lei 8.981 de 20 de janeiro de 1995, e cuja a receita bruta no ano seja superior a R$ 1,2 milhão(ou proporcional ao período a que se refere).

E mais mudanças vem por aí, portanto é preciso estar muito atento nós Contadores....

Fábio Ferraz Santana

CEO na TT & Co.| Sócio na TribuTTax | Sócio na Ferraz Advogados | Consultoria Tributária | M&A | Reestruturação Societária

8 a

Excelente artigo!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Rey

  • Acidente de Trajeto- Caracterização

    Acidente de Trajeto- Caracterização

    Acidente de Trajeto - Caracterização. É bom saber.

  • Atenção Microempreendedor Individual-MEI

    Atenção Microempreendedor Individual-MEI

    Termina na próxima terça-feira, 31, o prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) brasileiros façam a…

  • Problema no I.R. Pessoa Física(2016), Confira........

    Problema no I.R. Pessoa Física(2016), Confira........

    Os contribuintes que baixaram o programa gerador do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, mas não enviaram as…

  • Advogados poderão participar do Simples

    Advogados poderão participar do Simples

    Advogados que exercem a profissão sozinhos, sem a participação em uma banca, ganharam permissão legal para constituir a…

  • De olho em 2016

    De olho em 2016

    Algumas mudanças tributários que o empresariado brasileiro terá que ficar de "olho"em 2016.Algumas delas são: novo…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos