O que não fazer no seu perfil: Fotos
Estando em busca de recolocação, tenho estudado um pouco sobre os perfis do LinkedIn, como torna-lo interessante, etc. Compilei dicas de uma consultora que conheci aqui e de tantos outros posts sobre esse assunto. Pensei que, com tanta informação, poucas pessoas continuariam errando.
Me enganei.
Sempre que posto um texto no LinkedIn, muitas e muitas pessoas curtem e comentam (graças a Deus). Eu convido todos para fazer parte da minha rede (faz parte). E vejo cada coisa. Cada coisa. Por isso, decidi fazer esse post, “O que não fazer” destacando os “piores” erros que vi nos perfis que visitei. Vou começar pelo tema fotos. Muito importante, visto que a primeira impressão é a que fica. Garanto que vi MUITAS fotos como as que selecionei como exemplo. Algumas piores.
Evite:
· Fotos que parecem de balada, casamentos: por mais produzido (a) e bonito (a) que você esteja, parecem fotos de... baladas e casamentos.
· Fotos que são claramente recorte de outra foto, aparecendo até pedaço de outras pessoas ou paisagens.
· Fotos muito próximas.
· Muitos acessórios, óculos escuros, bandanas, bonés.
Duas outra as categorias merecem citação:
Não ter foto de perfil: a menos que você seja espião, não tem explicação.
Foto de documento: sim, é uma foto séria. Mas, denota preguiça de escolher uma foto para o LinkedIn. Se você tem preguiça de tirar uma foto, imagina se vai topar atender o telefone pelo colega que não pode vir trabalhar hoje...
Separe um tempo para escolher uma boa foto, ou peça para um amigo(a), namorado(a) tirar várias fotos suas. Escolha uma roupa legal, um fundo neutro. Pesquise. Com as câmeras no celular, não há desculpa para não ter uma boa foto. Pense nisso: se o Brad Pitt e a Jeniffer Aniston, que são perfeitos, não podem postar qualquer foto, imagina nós pobres mortais.
Na semana que vem, “O que não fazer: Título e Cargo Atual”.
(Não sou consultora de RH, nem de fotografia, nem de moda. Apenas destaquei tipos de fotos as quais eu dizia "CREDO!" quando via)
Gestão pela Qualidade e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na Indústria da Construção Civil
6 aTem razão Ana, uma boa foto causa uma boa impressão e um interesse profissional eminente!!!