O que não te contam sobre ser jovem empreendedor

O que não te contam sobre ser jovem empreendedor


Meu negócio, o Economia SC, começou quando eu tinha apenas 22 anos. Especificamente, começou 1 mês antes de me formar na faculdade.

Quase 5 anos depois, posso dizer que essa trajetória me trouxe muitos aprendizados e que fariam diferença se alguém tivesse me dito lá trás.

1- Não subestime sua capacidade

Se você começa seu negócio em um mercado de gigantes, não ache que está tudo feito e perfeito. A maioria das empresas foca em determinadas soluções e não conseguem abraçar a cadeia inteira. Sempre há espaço para resolver algum problema e/ou inovar. Não subestime a capacidade de você ter um olhar diferente, mesmo com pouca experiência de mercado ainda.

No meu caso: eu estava criando o que seria um dos maiores portais de jornalismo especializado do Brasil. Comecei com a abrangência local, fui para a regional e hoje somos lidos por diversos estados e países. Poderia ter parado, mas a minha vontade de continuar esse negócio frente aos gigantes do mercado ou aqueles que continuam muito maiores que o meu negócio não me intimidaram.

2- Seja diferente

Afinal, padrões nem sempre são verdades absolutas. Você pode sim achar um diferencial para se destacar no mercado. Seja na solução, seja no branding, seja na abordagem do atendimento, seja qual for a sua ideia. O importante é testar e medir se o público responde de forma positiva.

No meu caso: vou dar só um exemplo, ok? Apostei principalmente na imagem profissional e indo além do esteriótipo de jornalista. Busquei personalidade, cor forte (adotei o bordô/vermelho, que são cores da minha logo) e hoje sou reconhecida não só pela minha capacidade intelectual, mas também pelo diferencial de posicionamento de marca pessoal.

3- Nunca pare de estudar

Algo muito comum em algumas rodas de conversas é a crença limitante de que um determinado mercado não irá mudar muito cedo. Mas, se olharmos para velocidade que a tecnologia altera as coisas hoje em dia, não podemos ficar parados. É importante se atualizar todos os dias sobre a área que você atua e, mais importante: estudar também sobre assuntos que se relacionam direta e indiretamente com o negócio.

No meu caso: todos os dias leio pelo menos de 5 a 10 páginas de livros que complementam meu conhecimento para além do jornalismo. Leio sobre marketing, futuros, autoconhecimento, economia... Só este ano já são 13 livros lidos, com meta de ser pelo menos 15 até o final do ano. Além disso, ouço podcasts, leio artigos, outros portais de notícias, faço bom uso do Linkedin, entre outros.

Juliano Silva

Diretor Geral / CEO / Conselheiro

1 m

Sensacional a trajetória e o impacto dela! Parabéns!!!

Através da leitura saber interpretar e colocar em prática na comunicação, parabéns Ana Paula!

Bianca Backes

Jornalista e analista de comunicação

2 m

Obrigada por compartilhar, Ana Paula. Ótimas considerações

Júlia Vidigal Munhoz

Senior Marketing Lead @ Vinta Software | MSc & MBA in B2B Marketing & Corporate Communication | Speaker | Columnist | Mentor | Tech Partnerships | Enhancing Digital Products | B2B

2 m

Inspiradora!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos