O que nunca te contaram sobre construir marca.

O que nunca te contaram sobre construir marca.

Quando falamos sobre branding e construção de marcas sempre tem uma pergunta que aparece: como construir imagem de marca?

Bem na verdade é fácil, porém a estratégia, o tempo e o esforço pra fazer isto acontecer são gigantescos e fazem parte de algo muito maior. Mas seguindo estes pontos básicos já é um bom start pra começar a construir imagem. A ideia é sempre assim: poucas coisas, coisas grandes e coisas boas. 🤘Pense assim e fale com a gente, adoramos ajudar marcas a serem mais impactantes e criativas.

O primeiro ponto é crucial para a coisa toda funcionar de forma mais prática e real. Embora pareça um ser místico, que só existe dentro dentro dos livros de marketing e administração, que todo mundo quer ganhar, mas ninguém quer usar, que é a tão famosa VERBA, DINHEIRO, GRANA, MASCADA, CASCALHO...

Sim, se for pra começar comece certo. Precisa separar uma verba para investir em campanha de construção de marca. Produção e divulgação são coisas importantíssimas para qualquer coisa funcionar.

Mas vamos lá, com isso definido e com uma boa análise de estratégia e objetivos, é possível planejar quais os canais e como utilizar a verba para alcançar ou chegar mais perto possível dos objetivos.

Lembrando que, nossas estratégias sempre vão de encontro direto para que cumpram com o posicionamento, princípios (plataforma) e promessa da marca. Pensando assim, já um filtro gigante para garantir que as coisas serão alinhadas e verdadeiras, ou seja, é um direcionador enorme do que você não deve fazer, com quem não associar sua marca, quais os canais não usar e principalmente qual a trend que faz ou não sentido para sua marca. Lembrando que o objetivo maior é construir valor a longo prazo para o negócio.

Mas vamos lá ao que importa na hora de fazer seu planejamento:

A tríade de marca

  1. Alcance // Num primeiro momento de construção de marca você precisa garantir que sua marca chegue até o seu público de forma passiva, visível, inteligente e precisa se tornar presente no cotidiano para se tornar conhecida.
  2. Frequência // Garanta que além do alcance, você tenha VERBA (e aqui entra a estratégia e planejamento) para manter sua marca aparecendo, ou seja, faça um investimento menor, nos canais, certos, mas por mais tempo. Equilíbrio é fundamental nesse ponto.
  3. Consistente // Aqui mora o perigo de fazer as coisas sem ter uma plataforma de marca organizada, um discurso alinhado e uma identidade visual e uma mensagem coerente. Neste ponto você precisa fixar uma mensagem. Crie conteúdos e campanhas onde a mensagem no fim do dia seja a mesma. Seja claro e não confunda. Aqui muitas marcas ou gestores de empresas erram. Quem nunca ouviu o cara do comercial ou CEO falar assim pro time do marketing: "a gente tá repetindo a mesma coisa a dois meses, precisamos mudar". E como e digo por aqui, ai que mora o perigo! Repetir a mesma mensagem que reforçam atributos de marca e o posicionamento, TÁ MUITO MAIS DO QUE CERTO. Porém precisam ser criadas estratégias que mostrem de forma visual, estética e de conteúdo a mesma coisa de forma diferente. Pesquisas mostram que somos impactados todos os dias mais ou menos por uns 4.000 anúncios dias. Então é preciso garantir relevância e diferenciação sem perder a ternura. Pegou a referência?

Parece fácil né? Receitinha de bolo? E na teoria é, mas na prática.....

Bom a sorte é que estamos aqui, fazendo isso a mais de doze anos, então se precisar chama a gente.



As novidades:

  1. Case // Quer saber como uma marca plataforma de marca clara, atributos corretos e um posicionamento alinhado fazem a diferença nos negócios, na vida e no caixa? Então acessa esse projeto aqui de reposicionamento pro Sirène, umas das franquias que mais cresce no país.
  2. Leads // todo mundo quer, todo mundo ama então segue um relatório completão sobre geração de leads no Brasil. Valew Rock Content, Hubspost, V4 Company e Leadster, material incrível para o dia a dia.
  3. Cultura // Cês viram que Foz do Iguaçu, no Paraná, deve receber um museu internacional em convênio com o Centro Pompidou de Paris?
  4. Marcas // BTG Investe terminal (só assim o link funcionou https://peppers.design/awareness-todo-mundo-precisa-mas-falta-investimento/) exclusivo dentro do aeroporto de Guarulhos. Mas BTG não visa só, claro, faturar com a operação, mas principalmente gerar awareness com seu público-alvo de alta renda.



Escrito por Rafa Brusamolin // CBO da Peppers

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Peppers // People Branding Design

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos