O que os seriados da Netflix podem nos ensinar.

O que os seriados da Netflix podem nos ensinar.

Algum tempo atrás escrevi um artigo intitulado “O que os filmes podem nos ensinar sobre Administração”. Agora, com o recente fenômeno Netflix, serviço de streaming, que com o preço de sua assinatura competitiva, além da rápida expansão da banda larga da internet em nosso país, democratizou o acesso a conteúdos de alto nível, diversos filmes e principalmente seriados mudaram os hábitos dos brasileiros que passaram a acompanhá-los com grande audiência e entusiasmo, eu retorno para sugerir séries que poderão contribuir para a formação cultural e até profissional de seus telespectadores.

               Em minha opinião, o seriado House of Cards, drama político que por algumas vezes chegou a utilizar suas redes sociais citando o ambiente político conturbado no Brasil, como a famosa tuitada “Está difícil competir”, e atualmente está na sua quinta temporada, é o mais completo, pois para seus aficionados fãs, além da política, tema central do mesmo, ensina valiosas lições de comportamento, estratégia, liderança e o principal, poder! Em cada episódio o clímax é o momento em que o personagem Frank Underwood, interpretado pelo aclamado ator Kevin Spacey, conversa com os telespectadores! Já no mundo dos negócios, três seriados servem de parâmetro, seja pelas lições práticas, seja por regras de comportamento e até mesmo servindo de suporte motivacional, têm em Suits, com seu personagem protagonista Harvey Specter um exemplo de o quanto ter alto capital intelectual, além de conhecimento cultural, ser requintado, ter etiqueta, confiança, além de se vestir bem é importante para vencer no mundo corporativo. Já em Billions, Axe que vive um embate contra o Procurador de Justiça Chuck, vivencia o mercado financeiro e suas regulamentações e chega ao ponto de uma personagem – Taylor - citar a famosa regra 70/20/10 do executivo do século Jack Welch. E continuando neste segmento corporativo, voltado mais para a publicidade, Mad Men que é vivenciado nas décadas de 60 e 70 nos remete ao glamour das grandes companhias americanas e em regras poucas convencionais nos dias atuais, tendo Don Draper como sua estrela.

               Bom, mas não só de mundo corporativo vivemos, e história é um dos pilares fundamentais que precisamos ter para contribuir nos processos de tomada de decisão. Ai entra em cena, duas séries que retratam a monarquia inglesa, com The Tudors, que narra a história do Rei Henrique VIII e The Crown, que conta a ascensão ao trono da Rainha Elizabeth II com apenas 25 anos, além de grande destaque para o Primeiro Ministro Winston Churchill.  Este último seriado, inclusive premiadíssimo pela indústria cinematográfica. Outro interessante é Marco Polo que teve apenas duas temporadas, e também narra as aventuras do jovem e aventureiro Veneziano. E falando em Itália, Spartacus destaca a história do Império Romano com ênfase para os seus gladiadores e Roma em que a história gira em torno do Imperador Julio César e é uma grande aula de política e poder!

               Ainda já em forma de entretenimento, quatro seriados interessantes podem ser acompanhados: Homeland, narrando a trajetória de uma agente do serviço secreto americano, Breaking Bad, que tem um viés ligado ao mundo dos negócios, apesar de o tema central ser o tráfico de drogas, que também é o de Narcos, traçando a história do narcotraficante Pablo Escobar e Merlí para os amantes da filosofia.

               Abro espaço somente para destacar duas sérias que não estão no portfólio da Netflix, mas que merecem especial atenção para quem quiser segui-las: Família Soprano, considerado o melhor seriado da história, que narra a saga de uma família mafiosa de New Jersey e é que poderia ser considerado uma série da trilogia “O Poderoso Chefão” e Game of Thrones, produção original da HBO.

               E encerro sugerindo para que as pessoas que acompanham estes seriados, tenham o hábito como eu de ao término de cada seriado assistido, pesquisar na internet os fatos narrados e buscar informações adicionais, inclusive pesquisando no Youtube vídeos reais.

               Grande abraço!


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogerio Visacro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos